Uso de Vitamina D na infância associado a menor risco de transtornos mentais

Uso de Vitamina D na infância associado a menor risco de transtornos mentais

Um estudo finlandês publicado no  JAMA Network Open, apresenta novas informações sobre a associação entre a ingestão de vitamina D e a saúde mental. O estudo faz parte do ensaio clínico Vitamin D Intervention in Infants (VIDI), que investiga como a intervenção precoce com vitamina D3 afeta o crescimento e o desenvolvimento das crianças.

Na pesquisa, as crianças foram randomizadas em dois grupos, um recebendo a dose padrão diária de 10 microgramas e o outro o triplo da quantidade – 30 µg – de vitamina D. As crianças com idade de 2 semanas a 2 anos de idade receberam a suplementação diariamente e foram acompanhadas até 6 a 8 anos de idade. Na última fase de acompanhamento, os pais de 346 crianças avaliaram os sintomas psiquiátricos de seus filhos por meio de um questionário.

O estudo descobriu que a suplementação diária de vitamina D3 acima da dose padrão reduziu o risco de problemas de internalização na idade escolar. Em outras palavras, as crianças que receberam a dose mais alta tiveram menos humor deprimido, ansiedade e comportamento retraído relatados pelos pais do que as crianças que receberam a dose padrão.

.

Bibliografia consultada:

Sandboge S; et al. Effect of Vitamin D3 Supplementation in the First 2 Years of Life on Psychiatric Symptoms at Ages 6 to 8 Years: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn