Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de glicose ou hiperglicemia decorrentes da incapacidade do organismo de produzir insulina e/ou usar insulina. Estudos relatam que o diabetes pode levar a alterações na morfologia e funções cerebrais, apresentando por exemplo redução da velocidade motora, atividades psicomotoras, redução no volume da substância branca ou alteração na microestrutura da substância branca. Além disso, o diabetes também parece induzir alterações estruturais na barreira hematoencefálica, perda de células neuronais, desmielinização e degeneração de células ganglionares bem como de fibras nervosas, tronco cerebral e cerebelo. 

A vitamina B12 é indispensável para o desenvolvimento neuronal e função cerebral. Vários estudos tem demonstrado o efeito neuroprotetor da suplementação de B12 em pacientes diabéticos. Um recente estudo buscou avaliar com mais detalhes essa associação do uso de vitanina B12 com efeito neuroprotetor. 

Ratos Sprague-Dawley com dois meses de idade foram divididos aleatoriamente em três grupos: controle, diabetes (induzido com estreptozotocina) e ratos diabéticos suplementados com vitamina B12 (vitamina B12; 50 μg/kg) por quatro meses. Ao final de 4 meses de experimentação, o cérebro foi dissecado para coleta do córtex cerebral. 

Os resultados apontam que o diabetes induziu a apoptose e degeneração neuronal. No entanto, a suplementação de vitamina B12 melhorou a apoptose neuronal induzida pelo diabetes e restaurou os marcadores de suporte neurotrófico (BDNF, NGF e GDNF) e plasticidade sináptica (SYP e PSD-95) nos ratos diabéticos. Curiosamente, a suplementação de B12 também atenuou a astrogliose, o estresse do RE e melhorou as proteínas relacionadas à autofagia em ratos diabéticos. 

No geral, estes resultados sugerem que a B12 atua como um agente neuroprotetor, inibindo as alterações neuropatológicas no diabetes tipo 1. Assim, a suplementação de vitamina B12 poderia produzir resultados benéficos, incluindo efeitos neuroprotetores em pacientes diabéticos.

.

Bibliografia consultada:

Suryavanshi U; et al. Neuroprotective role of vitamin B12 in streptozotocin-induced type 1 diabetic rats. Chemico-Biological Interactions, 2024

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024