Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A psoríase é uma doença autoimune da pele em que o sistema imune ataca as células cutâneas gerando uma superprodução de células. Assim, algumas áreas do corpo (geralmente cotovelo, joelho e couro cabeludo) apresentam manchas rosadas ou avermelhadas cobertas por placas escamosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a psoríase afeta 0,09-11,43% da população mundial.

Apesar de nã ter cura, há diversos tratamentos utilizados para controlar a reincidência e para amenizar o aspecto das lesões na pele, incluindo o uso de nutracêuticos. Listamos para você os principais nutracêuticos discutidos em literatura científica, usados para auxiliar no tratamento da psoríase.

1 – Capsaicina

Segundo pesquisadores, a capsaicina pode auxiliar no tratamento da psoríase pois é capaz de desencadear uma cascata inflamatória que leva à dor e eritema pela liberação contínua de mediadores pró-inflamatórios e vasodilatadores das terminações nervosas no local. Esses neuropeptídeos liberados diminuem com o tempo de uso porque a produção não pode mais compensar a perda contínua de neuropeptídeos. Assim, a aplicação a longo prazo de capsaicina no local da psoríase apesar de inicialmente causar uma sensação de queimação e inflamação, acaba tornando os nervos menos sensíveis reduzindo a descamação, eritema e coceira nos pacientes

2 – Curcumina

Em um estudo realizado em animais modelo de lesões psoriáticas, a administração oral de curcumina por 21 dias consecutivos aliviou significativamente a aparência da psoríase, as características histológicas e a proliferação de queratinócitos. Em resumo, esses resultados demonstram a regulação direta de progranulina na proliferação e diferenciação de queratinócitos em lesões psoriáticas e demonstram o efeito protetor da curcumina na exacerbação de lesões psoriáticas cutâneas induzidas por deficiência de progranulina.

3 – Aloe Vera e Própolis

Em um estudo, 2.248 pessoas com psoríase leve a moderada usaram uma pomada contendo 50% de própolis e 3% de aloe vera ou placebo. Os resultados do estudo sugeriram que o aloe vera pode ser útil para pessoas com essa condição, melhorando notavelmente seus sintomas.

4 – Probióticos

Evidências apontam que pacientes acometidos com psoríase apresentam alteração tanto no microbioma intestinal quanto no microbioma cutâneo. Revisões recentes sugerem que um equilíbrio da microflora é essencial para a saúde da pele e pode prevenir surtos de psoríase ou impedir de piorá-los. As cepas de bactérias que mais tem apresentado bons resultados no tratamento da psoríase são: B. breve, L paracasei, L reuteri, L pentosus, L sporogenes.

5 – óleo de peixe

Em um estudo de revisão, dos 15 estudos selecionados, 12 mostraram resultados promissores na suplementação de óleo de peixe em pacientes com psoríase. No entanto a dose varia muito, com uma média de 4 g/dia para ácido eicosapentaenóico (EPA) e 2,6 g/dia de ácido docosahexaenóico (DHA).

6- selênio e outros minerais e vitaminas

O selênio é um elemento essencial com propriedades antiproliferativas e reguladora imune. A diminuição dos níveis séricos de selênio foi associada com o aumento da gravidade da psoríase. Os resultados dos estudos ainda são contraditórios e a maioria deles associam o selênio a outras vitaminas e minerais. Por exemplo, um estudo relevante apresentou resultados positivos quando os pacientes com psoríase foram tratadas com uma combinação oral de coenzima Q10 (50 mg por dia), vitamina E (50 mg diariamente) e selênio (48 µg diariamente). Em outro estudo, 34 pacientes suplementados com uma combinação de micronutrientes (ácido fólico, magnésio, ferro, zinco, cobre, manganês, selênio, cromo, iodo e vitaminas A, D, E, K, C, B1, B2, B3, B6 e B12) por 3 meses em conjunto com metotrexato de baixa dose melhorou significativamente a gravidade da psoríase.

.

Bibliografia consultada:

Ayasse MT; et al. Role of neuroimmune circuits and pruritus in psoriasis. Experimental Dermatology, 2020.

Zhou T; et al. Curcumin alleviates imiquimod-induced psoriasis in progranulin-knockout mice. Eur J Pharmacol, 2021

El-Gammal A; et al. Is There a Place for Local Natural Treatment of Psoriasis? Open Access Maced J Med Sci. 2018

Lu W; et al. Potential Role of Probiotics in Ameliorating Psoriasis by Modulating Gut Microbiota in Imiquimod-Induced Psoriasis-Like Mice. Nutrients. 2021.

Alesa DI, Alshamrani HM, Alzahrani YA, Alamssi DN, Alzahrani NS, Almohammadi ME. The role of gut microbiome in the pathogenesis of psoriasis and the therapeutic effects of probiotics. J Family Med Prim Care. 2019.

Zuccotti E; et al. Nutritional strategies for psoriasis: current scientific evidence in clinical trials. European Review for Medical and Pharmacological Sciences, 2018.

Related Posts

Os ácidos gymnemicos isolados da planta Gymnema sylvestre, nativa da Índia, exibem propriedades ...
Magistral Guide
28 de maio de 2024
O folato, a forma natural de B9, é essencial para a neurogênese, síntese de nucleotídeos e metilação ...
Magistral Guide
23 de maio de 2024
Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024