Manipulando solução de lugol

Manipulando solução de lugol

Solução de lugol é uma fórmula que constantemente é solicitada na farmácia de manipulação. Apesar de ser uma preparação relativamente simples muitas dúvidas em relação ao cálculo da fórmula podem surgir. Preparamos esse conteúdo para auxiliar nas dúvidas mais frequentes que surgem durante o cálculo e manipulação do produto.

Solução de lugol

Segundo dados da farmacopéia brasileira, o iodo é uma substância muito pouco solúvel em água. Esse fato pode ser observado se tentarmos solubilizar o iodo metalóide colocando-o em água. Uma estratégia utilizada para melhorar essa solubilidade é adicionar iodeto de potássio, onde ao final, teremos a formação de triiodo, substância bem mais solúvel em água.

KI + I2  →  KI3

Para essa formação de triiodo adicionamos iodeto de potássio no dobro da concentração de iodo. Então por exemplo:

SOLUÇÃO DE LUGOL 2%
Iodo metalóide2 g
Iodeto de potássio4 g
Água qsp100 mL

A técnica de preparo consiste em pesar o iodo metalóide e o iodeto de potássio e triturá-los em grau de vidro adicionando aos poucos a água. Deixar em repouso por pelo menos 20 minutos. Transferir o conteúdo para um cálice e completar o volume. Armazenar o conteúdo em frascos âmbar de vidro.

Há necessidade de avaliar bem a solicitação do prescritor pois há casos em que a concentração de iodo e iodeto de potássio já vem discriminado na receita.

Quantos miligramas de iodo tem na solução de lugol?

Lembrem-se que usamos o iodo e o iodeto de potássio para formar a solução de lugol e ambos são fonte de iodo. Então vamos calcular quanto cada componente está fornecendo de iodo na solução.

Tomamos como exemplo a solução a 2% que para preparar 100 mL foi necessário pesar 2 g de iodo metaloide e 4 g de iodeto de potássio. Sabemos então que temos 2 g de iodo em cada 100mL de solução (proveniente do iodo metalóide), logo em 1 gota (= 0,05 mL) tenho 1 mg de iodo. Sabemos também que o iodeto de potássio tem a fórmula molecular KI, com peso molecular 166,0 (peso molecular só do iodo corresponde a 126,9, ou seja 76,4% de 166,0). Nesse caso, foi pesado 4 g de iodeto de potássio sendo que 76,4% equivalem a massa do iodo (3,06 g) então podemos constatar que 3,06 g de iodo está presente nos 100mL da solução, em 1 gota (0,05 mL) tenho 1,5 mg. Concluímos então que a cada gota de uma solução de lugol 2% tenho 2,5 mg de iodo (1 mg equivalente ao iodo e 1,5mg equivalente ao iodeto potássio).

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn