A fucoxantina é um dos carotenóides mais abundantes das algas marinhas comestíveis e tem sido usada há anos como suplemento dietético bioativo e ingrediente alimentar funcional. Recentemente, foi relatado que a fucoxantina penetra a barreira hematoencefálica, apresentando ação superior a outros carotenóides nas patologias neurodegenerativa por meio de ação em vários alvos, incluindo agregação de proteína amilóide, estresse oxidativo, neuroinflamação, perda neuronal, desregulação de neurotransmissão e disbiose intestinal.
O grande inconveniente é que a concentração de fucoxantina necessária para os efeitos neuroprotetores é alta e sua baixa biodisponibilidade compromete seu uso clínico. Como tal, novas estratégias estão sendo introduzidas para superar esses obstáculos no intuito de desenvolver a fucoxantina de forma melhor absorvível para utilizá-la como um possível tratamento de efeitos múltiplos em doenças neurodegenerativas.
.
Bibliografia consultada:
Yang M; et al. Fucoxanthin has potential for therapeutic efficacy in neurodegenerative disorders by acting on multiple targets. Nutritional Neuroscience , 2021