O exercício envolvendo contrações excêntricas exaustivas pode causar dor e danos musculares, levando a desconforto e diminuição do desempenho. O uso de BCAA é um estratégia bastante utilizada para minimizar a diminuição da função e dor muscular, bem como promover a reparação do dano após o exercício. Recentemente, pesquisas apontam que o óleo de peixe pode também afetar positivamente os sintomas de dano muscular.
Contudo, pesquisadores japoneses investigaram se a suplementação de óleo de peixe seria capaz de aumentar o efeito individual de uma dose única de BCAA no dano muscular após a realização de exercício envolvendo contrações excêntricas exaustivas.
Vinte e nove participantes do sexo masculino não treinados foram inscritos neste estudo duplo-cego, controlado por placebo. Os participantes foram aleatoriamente designados em 3 grupos: 1) grupo placebo; 2) grupo de suplemento de BCAA (9,6 g/dia); 3) grupo de suplemento de BCAA + óleo de peixe (600 mg ácido eicosapentaenóico (EPA) e 260 mg ácido docosahexaenóico (DHA)/dia).Os participantes realizaram seis séries de 10 exercícios envolvendo contrações excêntricas exaustivas em 100% de contração voluntária máxima usando halteres.
Os resultados apontam que o torque de contração voluntária máxima foi significativamente maior no grupo BCAA + óleo de peixe do que no grupo placebo imediatamente após a série de exercícios, mas não no grupo BCAA. Ambos os grupos BCAA e BCAA + óleo de peixe apresentaram maior amplitude de movimentos e menor dor muscular do que o grupo placebo.
Em conclusão, os resultados deste estudo mostraram que a combinação da suplementação de óleo de peixe com BCAA tem um efeito benéfico em termos de atenuação imediata da perda de força após a realização de contrações excêntricas em homens não treinados. Portanto, a suplementação combinada poderia ser uma estratégia útil para atenuar a disfunção muscular.
.
Bibliografia consultada:
Tsuchiya, Y; et al. Omega-3 fatty acids enhance the beneficial effect of BCAA supplementation on muscle function following eccentric contractions. J Int Soc Sports Nutr. 2022.