.
Dentro do segmento magistral, a água pode ser utilizada para uso geral na limpeza de materiais e superfícies, mas também pode ser utilizada diretamente como matéria-prima na produção.
Os parâmetros de qualidade dependerão especificamente de seu uso e grau de pureza necessário.
A Farmacopeia Brasileira (FB) estabelece alguns níveis de grau de pureza e processos de purificação de água para uso farmacêutico. Quanto aos tipos de água para uso farmacêutico, a FB destaca três:
1️⃣Água purificada (AP);
2️⃣Água para injetáveis (API);
3️⃣Água ultrapurificada (AUP).
A água purificada destaca-se para o setor magistral e é produzida a partir da água potável e deve atender os seguintes parâmetros:
a) Condutividade máxima de 1,3 µS/cm a 25,0 °C (resistividade > 1,0 MΩ-cm);
b) COT ≤ 0,50 mg/L;
c) Contagem do número total de bactérias heterotróficas: no máximo, 100 UFC/mL;
d) Ausência de Pseudomonas sp e coliformes.
O principal processo de purificação de água para se obter Água Purificada é através de sistema de purificação por osmose reversa a partir da água potável.
Exemplos de aplicação de Água Purificada: Produção de medicamentos e cosméticos em geral, farmácias, lavagem de material, preparo de soluções reagentes, meios de cultura, tampões, diluições, microbiologia em geral, análises clínicas, entre outros.
A Marte Científica trabalha com purificadores por osmose reversa de até 6 estágios de filtração que produzem Água Purificada. Os equipamentos destinam-se à remoção de contaminantes e apresentam os seguintes estágios de purificação:
➡️Pré-filtros de Polipropileno (PP) de 5 micras e 1 micra,
➡️Carvão Ativado,
➡️Membrana de Osmose Reversa,
➡️Resina Mista de Troca Iônica e
➡️Filtro Microbiológico de 0,22 μm.
Sistematicamente a Marte Científica coleta amostras de água dos purificadores para realização de análises físico-química e microbiológica para atestar se o processo de purificação está dentro das exigências da Farmacopeia Brasileira 6º edição.
Entre em contato com a Marte através do telefone (11) 3411-4500 e saiba mais.