Canabidiol reduz em mais de 40% os sintomas de ansiedade em jovens

Canabidiol reduz em mais de 40% os sintomas de ansiedade em jovens

Um estudo recente publicado no The Journal of Clinical Psychiatry descobriu que o canabidiol pode ser um tratamento de ansiedade seguro para jovens que não responderam bem a outros tipos de terapia.

O ensaio aberto incluiu 31 jovens com idades entre 12 e 25 anos. Todos os participantes foram diagnosticados com transtorno de ansiedade DSM-5 e não haviam experimentado uma melhora na ansiedade com intervenções anteriores. Por doze semanas, os participantes receberam o tratamento complementar de Canabidiol (CBD), com doses aumentadas em até 800 mg/d conforme necessário.

De forma geral, os participantes experimentaram uma redução de mais de 40% na gravidade da ansiedade, medida com a Escala de Gravidade e Prejuízo Geral da Ansiedade (OASIS). Os participantes também experimentaram uma melhora no funcionamento social e ocupacional e uma diminuição nos sintomas depressivos. Os relatos mostram uma diminuição na tensão e sintomas de pânico, além de um maior relaxamento e sensação de calma.

Os resultados indicam que o CBD pode ser uma possível opção de tratamento para ansiedade em pessoas que não responderam bem a outros tipos de tratamento. No entanto, o estudo teve um tamanho de amostra limitado e durou apenas doze semanas. Isso indica a necessidade de estudos envolvendo mais participantes e maior tempo de seguimento.

.

Bibliografia consultada:

Berger M; et al. Cannabidiol for Treatment-Resistant Anxiety Disorders in Young People: An Open-Label Trial. The Journal of Clinical Psychiatry, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn