A cápsula oleosa é uma forma farmacêutica ideal para dispensação de insumos oleosos como vitamina D, vitamina A, TCM, progesterona, entre outros. É feita com as cápsulas duras comumente utilizadas na farmácia, mas ao invés de enchê-las com pó, nessa técnica o material de enchimento são os óleos ou uma misturas de óleos. Mas você pode até se perguntar o porquê não dispensar em uma solução em um conta gotas. Bem… poderíamos apresentar diversos motivos mas com certeza a elegância, beleza precisão de dose e praticidade aos olhos do paciente seriam as melhores justificativas.
A manipulação dessa forma farmacêutica apesar de ser bem artesanal não tem muito segredo e o resultado é belíssimo. Confira conosco o passo a passo para desenvolver cápsula oleosa aí na sua farmácia de manipulação.
1 – Escolha o volume da cápsula
Cada tamanho de cápsula tem uma capacidade em volume. Assim como é feito para cápsulas com enchimento em pó, escolha a menor cápsula capaz de armazenar a dose do seu óleo. Por exemplo se for encapsular 0,5 mL de TCM, utilize a cápsula tamanho 1. Se for encapsular uma vitamina D, complete a dose até o volume da cápsula escolhido usando um óleo como excipiente (ex.: óleo de girassol).
2 – Prepare a solução que será encapsulada
Prepare o volume de solução oleosa para a quantidade total de cápsula prescrita e acrescente uma perda. Por exemplo 60 cápsulas de TCM 0,5 mL = 30 mL + 2mL perda. Nessa solução é importante adicionar antioxidante como BHT ou BHA para evitar a oxidação das matérias-primas.
Nas primeiras manipulações você terá uma noção mais exata da perda do seu processo.
3 – Encapsule
Arme o tabuleiro correspondente ao número da cápsula escolhida, distribua a quantidade de cápsulas prescritas e com um auxilio de uma pipeta volumétrica ou micropipeta insira em cada cápsula o volume correspondente.
Lembre-se que para esse tipo de forma farmacêutica só é possível encapsular soluções oleosas, visto que a água dissolve as cápsulas.
4 – Sele as cápsulas
Feche e trave as cápsulas. Com auxílio de um cotonete umedecido com álcool 70%, passe-o levemente no local da trava para evitar vazamento.