Composto fitoterápico pode proteger o intestino contra doenças inflamatórias intestinais

Composto fitoterápico pode proteger o intestino contra doenças inflamatórias intestinais

A colite é uma inflamação crônica do cólon, caracterizada por um desequilíbrio nas bactérias intestinais e uma resposta imune anormal. Embora os tratamentos sejam numerosos, eles são apenas parcialmente eficazes. Isso leva alguns pesquisadores a investigar possíveis insumos que sejam capazes de auxiliar no tratamento da colite.

Um estudo publicado na Frontiers in Immunology mostra que um composto à base de fitoterápcios, contendo gengibre, pimenta, ginseng e maltose, foi capaz de reduzir a gravidade da colite em camundongos de laboratório, impedindo a perda de importantes bactérias intestinais e aumentando os níveis de células imunes no cólon responsáveis por combater a inflamação.

A colite foi induzida em camundongos usando sulfato de sódio dextrano, que é tóxico para as células que revestem o cólon. Quando esses camundongos receberam o composto fitoterápico, seus pesos corporais permaneceram normais e tiveram pontuações clínicas mais baixas para colite. Análises adicionais revelaram muito menos danos às células que revestem o cólon. 

Tendo mostrado que o composto fitoterápico de fato ajudava a proteger contra a colite, os pesquisadores passaram a analisar o microbioma intestinal dos camundongos e os níveis de expressão de células imunes anti-inflamatórias. O tratamento dos camundongos modelo com o composto restaurou muitas das bactérias ausentes na colite – particularmente as do gênero Lactobacillus – e os níveis de propionato foram normais.

A colite também está associada a uma resposta imune anormal que causa a inflamação intestinal característica. Quando a equipe analisou as células imunes intestinais inatas, eles descobriram que os níveis de um tipo chamado ILC3 eram mais baixos nos camundongos com colite não tratados do que naqueles tratados com o composto fitoterápico. 

Assim, o estudo mostrou que o uso do composto fitoterápico contendo gengibre, pimenta, ginseng e maltose pode ser capaz de aliviar doenças intestinais como colite, reequilibrando os níveis de Lactobacillus no microbioma intestinal. Isso provavelmente ajudará a reduzir as respostas imunes inflamatórias, promovendo a atividade das células linfóides inatas do tipo 3.

.

Bibliografia consultada:

Shi Z; et al. A Japanese Herbal Formula, Daikenchuto, Alleviates Experimental Colitis by Reshaping Microbial Profiles and Enhancing Group 3 Innate Lymphoid Cells. Frontiers in Immunology, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn