Consumo de bebidas açucaradas aumentam o risco de depressão

Consumo de bebidas açucaradas aumentam o risco de depressão

Preparar a base do xarope com açúcar ou utilizá-lo como o principal edulcorante de suas formulações magistrais é uma opção da sua Farmácia de Manipulação. Porém, há uma forte tendência no mercado magistral de substituir o açúcar por outros tipos de adoçantes, dando preferência aos de origem vegetal, frente ao crescente número de evidências científicas apontando os malefícios do alto consumo de açúcar.

Uma meta-análise publicada no Journal of Affective Disorders após avaliar 10 estudos observacionais envolvendo 37.131 casos de depressão entre 365.289 participantes, pode concluir que o consumo de bebidas adoçadas com açúcar está intimamente relacionado ao aumento do risco de depressão.

Os autores estimam que em comparação com os não bebedores de bebidas adoçadas com açúcar, aqueles que bebiam o equivalente a 2 xícaras/dia de refrigente de cola têm o aumento de cerca de 5% do risco de depressão. Já os que ingerem o equivalente a 3 latas/dia de refrigente de cola, passam a ter um risco aproximadamente 25% maior de desenvolver depressão.

.

Bibliografia consultada:

Hu D; Cheng L; Jiang W. Sugar-sweetened beverages consumption and the risk of depression: A meta-analysis of observational studies. Journal of Affective Disorders, 2019.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn