Curcumina modula as principais vias de sinalização molecular no câncer de mama triplo negativo

Curcumina modula as principais vias de sinalização molecular no câncer de mama triplo negativo

O câncer de mama é o câncer mais frequentemente diagnosticado e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em todo o mundo. É uma doença altamente heterogênea, classificada de acordo com a expressão do receptor do hormônio e do fator de crescimento. Pacientes com câncer de mama triplo negativo (receptor de estrogênio negativo / receptor de progesterona negativo / não produz proteína HER2) ainda representam comportamento altamente agressivo, metástase, mau prognóstico e resistência a medicamentos. Assim, novos agentes anticâncer alternativos baseados no uso de produtos naturais têm recebido enorme atenção. 

Um dos fitoterápicos mais notáveis, a curcumina, ganhou destaque como um candidato promissor na prevenção e tratamento do câncer de mama devido ao seu efeito multi-direcionamento. A curcumina interrompe os principais estágios da tumorigênese, incluindo proliferação celular, sobrevivência, angiogênese e metástase no câncer de mama independente de hormônio por meio da modulação de múltiplas vias de sinalização. 

Uma  revisão publicada em junho 2021 na revista Cancers, destacou a atividade anticancerígena da curcumina no câncer de mama triplo negativo por meio do foco em seu impacto nas principais vias de sinalização, incluindo a via PI3K / Akt / mTOR, via JAK / STAT, via MAPK, via NF-qB, via p53, e Wnt / b-catenina, bem como vias apoptóticas e do ciclo celular.

A pesquisa concluiu que a curcumina interage com vários alvos moleculares, incluindo quinases, fatores de transcrição e crescimento, receptores, apoptose e moléculas reguladoras do ciclo celular. Portanto, uma compreensão detalhada de sua ação anticâncer multifuncional pode fornecer uma estrutura para estudos futuros e percepções para melhorar sua eficiência na prática clínica. Além disso, a curcumina aumentou a eficácia dos medicamentos quimioterápicos paclitaxel, gencitabina, doxorrubicina, 5-fluorouracil e docetaxel, superando a resistência aos medicamentos no câncer de mama independente de hormônio. Em estudos clínicos, sua aplicação isolada ou em combinação também revelou seu papel significativo na melhoria da terapia do câncer de mama e na redução de efeitos adversos, como fadiga e dermatite induzida por radiação em pacientes. 

.

Bibliografia consultada:

Farghadani R; Naidu R. Curcumin: Modulator of Key Molecular Signaling Pathways in Hormone-Independent Breast Cancer. Cancers, 2021.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn