DHA durante a gravidez beneficia tanto a mulher quanto a criança

DHA durante a gravidez beneficia tanto a mulher quanto a criança

Os benefícios do DHA para o feto em desenvolvimento estão bem estabelecidos em literatura. Um novo estudo indica que a suplementação durante a gravidez também pode beneficiar a saúde cardíaca da mãe.

Os resultados são provenientes de um ensaio clínico controlado randomizado e duplo-cego, realizado em 300 gestantes, com tempo de gestação de 12 a 20 semanas. As mulheres foram aleatóriamente separadas em dois grupos, recebendo 200 ou 800 mg de DHA até o parto. Aquelas que receberam a dose de 800 mg por dia, apresentaram frequência cardíaca mais baixa, menor atividade simpática e maiores índices de variabilidade da frequência cardíaca.

Segundo os autores, o DHA já é conhecido por influenciar na variabilidade da frequência cardíaca das crianças, porém, esse é o primeiro estudo que mostra essa relação também com a gestante. Os pesquisadores também relatam que um aumento da variabilidade da frequência cardíaca deve ser interpretado como algo bom, pois significa que o corpo pode se adaptar a muitos tipos de mudanças, enquanto uma baixa variabilidade demonstra que o corpo é menos resiliente e luta para se adaptar a situações de mudanças.

.

Bibliografia consultada:

Christifano DN; et al. DHA Supplementation during Pregnancy Enhances Maternal Vagally-Mediated Cardiac Autonomic Control in Humans. The Journal of Nutrition, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn