Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Desde que foi liberada para manipulação no Brasil, a melatonina tem sido muito procurada nas farmácias de manipulação. E não é de se estranhar! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o distúrbio do sono afeta 40% da população brasileira e cerca de 45% da população mundial [1]. As vendas de Zolpidem, um hipnótico utilizado para dormir cresceu 560% entre 2011 e 2018 [2]. E o Clonazepan, o benzodiazepínico conhecido comercialmente como Rivotril® e também muito utilizado na insônia, disparou 22% em vendas só nos primeiros meses da pandemia de Covid-19 no Brasil [3].

A Melatonina tem sido muito procurada para o tratamento de distúrbios do sono. Sua grande vantagem perante os medicamentos utilizados para insônia são a ausência de ressaca na manhã seguinte, baixa toxicidade, além de ausência de sintomas de abstinência e dependência. Mas nem tudo são flores! A melatonina é um neuro hormônio que como qualquer substância, tem seus efeitos colaterais e interações medicamentosas.

Listamos abaixo as principais interações medicamentosas da melatonina [4]:

beta bloqueadores, benzodiazepínicos, álcool e medicamentos antiinflamatorio não esteroidal como aspirina e ibuprofenoReduz secreção de melatonina
ZolpidemAumenta efeitos adversos do Zolpidem
ClorpromazinaAumenta a concentração sérica de Melatonina
NifedipinoReduz efeito anti hipertensivo do Nifedipino
Anticoagulante como Varfarina e AASAumenta efeito antiagregante plaquetário

.

Seus efeitos devem sempre ser acompanhados pelo prescritor visto que sua dose é muito individualizada. Uma dose muito elevada pode levar a sonhos pertubadores e vívidos (pesadelos), cefaléia pela manhã e dificuldades para despertar. E, nesses casos, é necessário adequar a dose, a forma farmacêutica ou até mesmo cessar o uso.

Referências consultadas:

[1] Disponível em Terra

[2] Disponível em Notícias R7

[3] Disponpivel em Veja

[4] Sajith SG; Clarke D. Melatonin and sleep disorders associated with intellectual disability: a clinical review. Journal of intellectual disability research, 2007

Related Posts

Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
26 de novembro de 2020
A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal que afeta de 15% a 50% das mulheres em idade ...
Magistral Guide
25 de novembro de 2020
Sim, você não leu errado. A ocitocina, o hormônio conhecido como “hormônio do amor” que regula o ...
Magistral Guide
20 de novembro de 2020