Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Uma das observações mais comuns em indivíduos com obesidade, é a alta prevalência de deficiência de vitamina D. Estudos observacionais também apontam que a obesidade está amplamente relacionada a níveis baixos de testosterona. Evidências sugerem inclusive que a deficiência de vitamina D pode levar à redução da produção de testosterona, afetando a fertilidade masculina. Assim, a associação entre os níveis de vitamina D e testosterona é um tema de importância clínica e ainda com muitas questões a serem elucidadas.

Pensando nisso, um estudo transversal buscou determinar a relação entre os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D (25(OH)D) e testosterona em homens jovens com diferentes graus de obesidade. Para o estudo, foram selecionados 269 homens jovens saudáveis ​​com obesidade (índice de massa corporal (IMC) ≥ 30 kg/m2). Os participantes foram divididos em dois grupos com base em seus níveis séricos de 25(OH)D (134 indivíduos com suficiência de vitamina D e 135 participantes com deficiência de vitamina D). A 25(OH)D sérica e os hormônios sexuais foram medidos e as relações entre 25(OH)D, hormônios sexuais e graus de obesidade foram investigadas.

Comparado com o grupo de suficiência de 25(OH)D, os níveis de testosterona total e livre foram reduzidos no grupo de deficiência de 25(OH)D. Os pesquisadores observaram que o IMC apresentava um efeito parcial na associação entre 25(OH)D e níveis de testosterona total em participantes com obesidade mórbida, indicando que havia uma associação direta entre 25(OH)D e níveis de testosterona total, e que o IMC mediava parcialmente esta associação.

Dessa forma, a 25(OH)D sérica está associada aos níveis de testosterona total apenas nos indivíduos com obesidade mórbida, sugerindo um benefício específico em casos graves de obesidade. Pesquisas adicionais são necessárias para elucidar possíveis mecanismos comuns.

.

Bibliografia consultada:

Fuentes MD; et al. 25-hydroxyvitamin D and testosterone levels association through body mass index: A cross-sectional study of young men with obesity. Front Endocrinol (Lausanne). 2022

Related Posts

Estima-se que cerca de 73,8% dos atletas ingerem cafeína antes ou durante a competição (com uma ...
Magistral Guide
18 de junho de 2024
Uma meta-análise publicada na revista Molecules concluiu que a suplementação de resveratrol ajuda a ...
Magistral Guide
12 de junho de 2024
Skin picking, também chamado de transtorno da escoriação, nada mais é do que aquele comportamento ...
Magistral Guide
10 de junho de 2024