A tireoide é uma glândula endócrina que controla a produção de hormônios tireoidianos. Quando seu funcionamento está irregular pode levar a um desequilíbrio hormonal afetando todo o corpo. Nenhum fitoterápico substitui o tratamento com a administração dos hormônios da tireoide, mas há alguns que podem auxiliar para seu bom funcionamento. Abaixo listamos os 8 principais fitoterápicos descritos na literatura utilizados para otimizar a saúde da tireoide.
Ashwagandha
Um estudo de 2019 mostra que o uso de um extrato metanólico com ashwagandha, apoia a função da tireoide, reduzindo o estresse oxidativo e melhorando os hormônios da tireoide.
Gengibre
Sessenta pacientes com hipotireoidismo, idades entre 20 e 60 anos e com concentrações séricas normais de TSH foram alocados aleatoriamente em dois grupos de estudo: gengibre (500 mg duas vezes ao dia) ou placebo por 30 dias. A suplementação de gengibre levou a uma diminuição significativa no peso corporal, índice de massa corporal, circunferência da cintura, níveis séricos de TSH, TG e colesteol em comparação com o placebo. Dessa forma, os resultados preliminares apontaram que a suplementação de gengibre pode ajudar a aliviar os sintomas persistentes do hipotireoidismo.
Atriplex halimus
Pesquisas sugerem que esse fitoterápico beneficia tireoides hiperativas e hipoativas e é eficaz no tratamento de cistos da tireoide devido ao seu conteúdo fitoquímico. No entanto, atualmente há pouca pesquisa nessa área, portanto, os perigos e efeitos colaterais são desconhecidos.
Black cumin
Quarenta pacientes com tireoidite de Hashimoto, com idades entre 22 e 50 anos, foram alocados aleatoriamente em dois grupos de intervenção e controle recebendo Black cumin ou placebo diariamente por 8 semanas. O tratamento com o fitoterápico reduziu significativamente o peso corporal e o índice de massa corporal. As concentrações séricas de hormônio estimulante da tireoide (TSH) e anticorpos antitireoide peroxidase (anti-TPO) diminuíram enquanto as concentrações séricas de T3 aumentaram no grupo tratado com Black cumin após 8 semanas.
Bunium incrassatum
Um estudo de 2022 em ratos descobriu que o Bunium incrassatum pode ajudar a reparar o tecido tireoidiano danificado devido a uma tireoide hiperativa e hipoativa. Mais estudos confirmarão os benefícios em humanos.
Saussuria costus
Há pequenas elevidências científicas para apoiar o papel de Saussurea costus no tratamento de doenças da tireóide. No entanto, a Saussurea costus continua a desempenhar um papel significativo na medicina tradicional, e algumas pesquisas em modelos animais descobriram que o fitoterápico tem benefícios para o controle das condições da tireóide.
Agarwood
Na medicina tradicional, agarwood, ou Aquilaria malaccensis , pode auxiliar no tratamento do câncer de tireóide. Isso ocorre porque o agarwood contém antioxidantes que são prejudiciais a várias linhagens de células cancerígenas. No entanto, mais estudos são necessários para aumentar a confiança nos benefícios do agarwood para o câncer de tireóide e para entender melhor quaisquer efeitos colaterais potencialmente prejudiciais.
Bugleweed
Uma revisão recente afirma que a Bugleweed tem um grande potencial para uso no tratamento da tireoide, pois parece aumentar a capacidade do corpo de usar efetivamente o iodo.
.
Bibliografia consultada:
Disponível em Medical News Today. Traduzido e adaptado por Magistral Guide.