Estudo identifica a importância da suplementação personalizada para tratamento de insônia

Estudo identifica a importância da suplementação personalizada para tratamento de insônia

Uma das principais vantagens do uso de medicamento manipulado é a possibilidade de personalizá-lo, de acordo com as características e necessidade de cada paciente. Embora os suplementos usados para tratar a insônia possam melhorar o sono, a escolha de um suplemento eficaz pode ser um desafio para os pacientes e prescritores devido à grande variedade de opções disponíveis e aos efeitos variados experimentados por diferentes indivíduos. Um estudo recente comprovou que a resposta ao tratamento de insônia, em pacientes que usavam suplementos para dormir era relativa aos seus hábitos de vida e condições de sono antes da suplementação.

Neste estudo, os autores examinaram a relações entre os suplementos dietéticos, as pré-condições dos pacientes (definidas como hábitos de vida e condições de sono antes da suplementação) e os problemas de sono dos indivíduos antes da suplementação. Um sistema aberto, randomizado de intervenção cruzada envolvendo 160 indivíduos foi conduzido para testar a eficácia de cada suplemento dietético (Análise 1) e as relações entre os suplementos dietéticos, as pré-condições dos pacientes e os problemas de sono (Análise 2). 

Os suplementos analisados foram L-teanina (200 mg/dia), ácido γ-aminobutírico (GABA) (111,1 mg/dia), extrato de Apocynum venetum (50 mg/dia) e L-serina (300 mg/dia). Antes do primeiro período de intervenção, foram levantados hábitos de vida e condições de sono para identificar as condições prévias de cada sujeito. Para cada combinação de suplementos e problemas de sono, as condições p´révias foram comparados entre indivíduos cujos problemas de sono melhoraram e indivíduos cujos problemas de sono não melhoraram por meio de suplementação. 

Todos os suplementos testados melhoraram significativamente os problemas de sono na Análise 1. Na Análise 2, descobriu-se que condições pré-clínicas específicas como hábitos de vida pessoais, condições de sono e problemas de sono estavam intimamente relacionadas a melhores resultados no tratamento. Além disso, os indivíduos que consumiram frequentemente laticínios apresentaram melhora em seus problemas de sono com todos os suplementos testados.

Os autores concluem que a possibilidade de implementar uma suplementação personalizada para melhorar o sono com base em hábitos de vida pessoal, condições de sono e problemas de sono, apresente melhores resultados no tratamento de insônia.

.

Bibliografia consultada:

Imafuku F; et al. Analysis of the Effects of Known Sleep-Support Supplements in Relation to Life Habits, Sleep Conditions, and Sleep Problems. Nutrients2023

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn