Estudo identifica os principais suplementos que beneficiam a saúde cardiovascular

Estudo identifica os principais suplementos que beneficiam a saúde cardiovascular

Pesquisadores revisaram sistematicamente um total de 884 estudos disponíveis até o momento sobre micronutrientes administrados como suplementos dietéticos e analisaram seus resultados cardiometabólicos. Mais de 883.000 pacientes foram envolvidos nos estudos e os resultados foram publicados no Journal of the American College of Cardiology.

Segundo os autores a pesquisa sobre suplementação de micronutrientes se concentra principalmente nos efeitos de uma ou algumas vitaminas e minerais na saúde. No presente estudo foi adotado uma abordagem abrangente e sistemática para avaliar todos os estudos publicamente disponíveis e acessíveis relatando todos os micronutrientes, incluindo fitoquímicos e suplementos antioxidantes e seus efeitos nos fatores de risco cardiovascular, bem como em várias doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores analisaram ensaios de intervenção randomizados e controlados avaliando 27 tipos diferentes de suplementos antioxidantes. Eles encontraram fortes evidências de que vários ofereciam benefícios cardiovasculares. Estes incluíram:

– o ácido graxo ômega-3 diminuiu a mortalidade por doenças cardiovasculares; 

– ácido fólico reduz o risco de derrame; 

– a coenzima Q10, um antioxidante, diminuiu a mortalidade por todas as causas. 

Ácido graxo ômega-6, L-arginina, L-citrulina, vitamina D, magnésio, zinco, ácido alfa-lipóico, melatonina, catequina, curcumina, flavanol, genisteína e quercetina também mostraram evidências de redução do risco cardiovascular.

Nem todos os suplementos foram benéficos. A vitamina C, a vitamina E e o selênio não mostraram efeito nos resultados de doenças cardiovasculares a longo prazo ou no risco de diabetes tipo 2. E os suplementos de betacaroteno aumentaram a mortalidade por todas as causas.

As descobertas apontam para a necessidade de intervenções dietéticas mais personalizadas e precisas que envolvam combinações específicas de suplementos. Mais estudos são necessários, incluindo grandes ensaios de intervenção de alta qualidade para investigar os efeitos a longo prazo de certos micronutrientes na saúde.

.

Bibliografia consultada:

An P; et al. Micronutrient Supplementation to Reduce Cardiovascular Risk. Journal of the American College of Cardiology, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn