Estudo mostra associação entre níveis séricos de ácido fólico e dificuldade para adormecer

Estudo mostra associação entre níveis séricos de ácido fólico e dificuldade para adormecer

O ácido fólico, também chamado de vitamina B9, é um nutriente crucial que desempenha papéis essenciais em várias funções fisiológicas, como produção de neurotransmissores, síntese de DNA e divisão celular. Vários estudos investigaram a ligação entre a concentração sérica total de ácido fólico e a insônia, mas os resultados são inconsistentes. Um estudo recente usou dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) para examinar a relevância clínica entre a concentração sérica total de ácido fólico e a dificuldade grave em adormecer entre adultos.

Os 8.926 indivíduos selecionados foram divididos no grupo com dificuldade grave para adormecer (683 participantes) e no grupo controle, de acordo com a frequência mensal de dificuldade para adormecer. A maior concentração sérica total de ácido fólico (ng/ml) foi associada a menores chances de dificuldade grave em adormecer após ajuste de viés. Os participantes no quartil mais alto tiveram o menor probabilidade de dificuldade grave para adormecer. A análise de subgrupo baseada em sexo, histórico de tabagismo e diabetes mostrou que essa correlação negativa foi mais significativa em homens, fumantes e população não diabética após ajuste de fatores de confusão.

Segundo os autores, altos níveis de ácido fólico sérico foram significativamente relacionados a menores chances de dificuldade grave em adormecer, sugerindo que a suplementação de ácido fólico pode ser benéfica para a prevenção e até mesmo tratamento de dificuldade grave para adormecer.

.

Bibliografia consultada:

An H; Xue Q; Zhang J. The association between serum total folic acid concentration and severe difficulty falling asleep in US adults: NHANES 2005–2008. Front Neurol. 2023

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn