Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Estima-se que cerca de 40% das mulheres sofram de alguma forma com a disfunção sexual. Diversos fatores podem estar envolvidos, como doenças e problemas emocionais. No entanto, a maioria das mulheres não buscam tratamento, sofrendo caladas e tendo uma redução da qualidade de vida.

A maioria dos estudos usando insumos que melhoram a função sexual costumam ser realizados em homens. Recentemente pesquisadores de Mumbai, na Índia, publicaram um trabalho no qual avaliaram a eficácia e a segurança do extrato de raiz de Ashwagandha na melhora da função sexual em mulheres saudáveis.

Oitenta mulheres entre 18 e 50 anos de idade sem quaisquer distúrbios hormonais mas com transtorno do desejo sexual hipoativo e com pontuação no Índice de Função Sexual Feminina (FSFI) <26 ou Escala de Distúrbio Sexual Feminino (FSDS) > 11, foram randomizadas para receber uma cápsula contendo 300 mg de extrato de raiz de Ashwagandha padronizado, duas vezes ao dia ou placebo, por oito semanas. A função sexual foi avaliada usando FSFI, FSDS e Escala de Satisfação Sexual (SSEs). As avaliações foram feitas no início do estudo, em quatro semanas e em oito semanas. A qualidade de vida foi avaliada por meio da escala do questionário geral de saúde (GHQ-28) e a segurança por meio de sinais e sintomas clínicos. 

Os resultados apontam melhora significativa nos escores FSFI com o uso de Ashwagandha, sendo que essa melhora foi observada em todas as subescalas (desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação sexual e dor). Houve também uma melhora nos escores FSDS e SSEs e GHQ-28 com o extrato em comparação com placebo.

Além dos resultados positivos em relação a melhora da saúde sexual em mulheres saudáveis, o estudo mostra que o extrato de Ashwagandha é seguro dentro das doses usuais sendo considerado uma boa opção para o tratamento de distúrbios sexuais em mulheres.

.

Bibliografia consultada:

Ajgaonkar A; Jain M; Debnath K. Efficacy and Safety of Ashwagandha (Withania somnifera) Root Extract for Improvement of Sexual Health in Healthy Women: A Prospective, Randomized, Placebo-Controlled Study. Cureus, 2022.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024