Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A infertilidade afeta aproximadamente 15% de todos os casais, e aproximadamente 40% a 50% desses problemas de fertilidade são devido a fatores masculinos. Uma revisão sistemática de 2017 descobriu que uma dieta saudável, rica em certos nutrientes, como ácidos graxos ômega-3, antioxidantes (por exemplo, vitamina E, vitamina C, β-caroteno, selênio, zinco, criptoxantina e licopeno), outras vitaminas (por exemplo, vitamina D e folato) e baixa em ácidos graxos saturados e ácidos trans-graxos foram associados com boa qualidade de sêmen.

Alguns ensaios clínicos têm mostrado que a suplementação com ácido graxo poli-insaturado ômega-3 resulta em uma melhora na qualidade do sêmen, com maior contagem total de espermatozoides e motilidade. Contudo, um estudo observacional publicado no JAMA buscou determinar se a ingestão de suplementos de ácidos graxos ômega-3 estava realmente associados à função testicular, medida pela qualidade do sêmen e níveis hormonais reprodutivos, entre 1679 jovens dinamarqueses.

Os participantes que relataram o consumo de suplemento de óleo de peixe em menos de 60 dias tiveram volume de sêmen de 0,38 mL maior, e homens com consumo de suplemento de óleo de peixe em 60 ou mais dias tiveram volume de sêmen de 0,64 mL maior. Da mesma forma, o tamanho testicular em homens com ingestão de suplementos em menos de 60 dias foi de 0,8 mL maior e em homens com ingestão de suplemento de óleo de peixe em 60 ou mais dias foi 1,5 mL maior em comparação com homens sem ingestão de suplemento. Com relação aos níveis hormonais, os homens com ingestão de suplementos de óleo de peixe apresentaram melhores níveis de LH e FSH quando comparado aos participantes que não ingeriam óleo de peixe.

Esses achados sugerem que a ingestão de suplementos de óleo de peixe está associado a uma melhor função testicular, mas é necessário mais estudos clínicos bem desenhados afim de confirmar esses benefícios.

.

Bibliografia consultada:

Jensen TK; et al. Associations of Fish Oil Supplement Use With Testicular Function in Young Men. JAMA Netw Open. 2020.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024