O aspartame é um adoçante artificial amplamente consumido encontrado em bebidas e produtos alimentícios. Na Farmácia de Manipulação tamb´ém é bastante utilizado devido ao seu dulçor, sendo 200 vezes mais doce que a sacorese. Sua segurança de uso é bastante discutida. Algumas linhas de pesquisa alegam que os produtos de metabolização, como o metanol, fenilalanina e ácido aspártico podem causar malefícios à saúde. Há uma outra linha que defende que a quantidade desses metabolitos é mínima, considerando-o seguro para consumo.
Um novo estudo realizado em animais descobriu que o consumo de aspartame, produz comportamento semelhante à ansiedade, juntamente com alterações epigenéticas na amígdala. O mais surpreendente é que segundo a pesquisa essas mudanças persistiram por até duas gerações subsequentes.
As descobertas apontam a necessidade de futuras pesquisas no intuito de averiguar se essses resultados podem se estender aos humanos, em qual intensidade e dose.
.
Bibliografia consultada:
Jones SK; et al. Transgenerational transmission of aspartame-induced anxiety and changes in glutamate-GABA signaling and gene expression in the amygdala. PNAS, 2022.