Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Numerosos estudos encontraram uma ligação entre obesidade e níveis mais elevados de estresse oxidativo. Recentemente, o uso de suplementos antioxidantes tem sido considerado promissor na atividade de senescência, como o caso da N-acetilcisteína (NAC). Devido aos efeitos de aumento de antioxidantes e redução de radicais livres após a administração do insumo, foi observado o papel do NAC na melhoria da secreção de insulina após a regulação da atividade de seu receptor, na redução do tecido adiposo, na prevenção e na melhoria do dano endotelial e da isquemia, na inibição do metabolismo dos fosfolipídios e também na regulação do processo de liberação de citocinas pró-inflamatórias.

Contudo, um recente estudo buscou investigar os efeitos do NAC nas complicações da obesidade e na senescência do tecido adiposo visceral em adultos obesos. Para isso, 40 adultos obesos candidatos à cirurgia bariátrica foram designados aleatoriamente para receber 600 mg de NAC (n = 20 )  ou placebo como controle ( n  = 20) por 4 semanas. Durante a cirurgia bariátrica, o tecido adiposo visceral foi utilizado para examinar a expressão gênica e as células senescentes.

Os resultados apontam que a intervenção com NAC reduz significativamente a atividade SA-β-gal (como marcador de senescência) e a expressão dos genes p16 e interleucina 6 (IL-6) no tecido adiposo visceral em comparação ao placebo. Além disso, foi possível observar um efeito potencial e benéfico da administração de NAC na redução dos níveis de fatores inflamatórios, incluindo IL-6 e proteína C reativa de alta sensibilidade (hs-CRP), bem como o nível de açúcar no sangue em jejum. Por outro lado, nenhum efeito significativo foi indicado nos fatores antropométricos e no perfil lipídico.

Ao que tudo indica, o NAC além de ter efeitos benéficos na redução de algumas das complicações causadas pela obesidade, parece ter também potencial senolítico/senomórfico, ou seja, é capaz de eliminar seletivamente as células senescentes e aliviar os efeitos colaterais das mesmas. 

.

Bibliografia consultada:

Sohouli MH; et al. Effects of N-acetylcysteine on aging cell and obesity complications in obese adults: a randomized, double-blind clinical trial. Frontiers in Nutrition, 2023

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024