Pesquisadores brasileiros do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo realizaram uma revisão de literatura com foco em 12 estudos caso-controle, cujos resultados foram apresentados em 6 de outubro na conferência Infogyn 2022, relatando que mulheres com endometriose apresentam um desequilíbrio no microbioma vaginal bem como em todo o sistema reprodutivo. Com isso, medidas preventivas são sugeridas para promover o desenvolvimento de um microbioma equilibrado desde a adolescência.
Os pesquisadores destacam que na puberdade e a idade adulta, um período chave no desenvolvimento da endometriose, certos fatores ambientais podem desequilibrar o microbioma vaginal e devem ser evitados. Entre eles destaca-se infecções ginecológicas e sexualmente transmissíveis, além de distúrbios endócrinos e toxinas ambientais, que são encontradas principalmente no plástico. Outro ponto é incentivar os adolescentes a adotar uma dieta variada e equilibrada, já que o microbioma vaginal é afetado pelo microbioma gastrointestinal.
A análise do estudo mostrou que as bactérias do tipo Pseudomonas foram super-representadas no líquido peritoneal, amostras vaginais, endometriais e intralesionais em mulheres com endoetriose. As bactérias tipos Gardnerella, Enterococcus, Streptococcus e Staphylococcus também foram encontrados em abundância nas amostras. Acredita-se que o microbioma, especialmente em estado de disbiose, possa contribuir para a ativação imunológica, que fortalece e prolonga a inflamação peritoneal e, eventualmente, promove o desenvolvimento da endometriose.
Estudos futuros devem confirmar se essa disbiose é de fato uma causa de endometriose e não o contrário. Mais detalhes sobre a composição da disbiose associada à endometriose e a identificação de espécies bacterianas específicas da doença também estão pendentes. Com esses dados poderia então iniciar estratégias de diagnóstico, bem como tratamentos com antibióticos ou probióticos nos casos de disbiose.
.
Bibliografia consultada:
Disponível em Medscape. Traduzido e adaptado por Magistral Guide