Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Um estudo duplo-cego controlado por placebo, publicado recentemente na revista Biomedicine & Pharmacotherapy mostrou que pessoas com dor de causas desconhecidas que tomaram ácido alfa-lipóico (ALA) sentiram menos dor do que o grupo que não recebeu intervenção. De acordo com os autores do estudo, esses achados sugerem que o ALA pode ser uma opção viável para pacientes com causas desconhecidas de dores articulares, musculares ou nervosas. 

Este não é o primeiro estudo a relacionar o ALA ao alívio de vários tipos de dores agudas e crônicas. Pesquisas anteriores associaram sua ingestão com melhorias na dor entre pacientes com enxaqueca, dor nas costas, síndrome do túnel do carpo e síndrome da boca ardente. Também foi demonstrado que o uso alivia os sintomas neuropáticos, incluindo a dor, em pessoas com diabetes.

O estudo em questão envolveu 210 homens e mulheres não diabéticos com dor articular leve ou moderada, dor neuropática ou dor muscular de causa desconhecida. Os participantes receberam 800 mg ou 400 mg de ALA por dia ou um placebo. Os indivíduos que receberam ALA tiveram uma melhora significativa na dor após dois meses de ingestão, enquanto o grupo placebo não relatou diferença. Uma análise mais aprofundada não encontrou diferença no alívio da dor entre os diferentes tipos de dor idiopática – ALA foi igualmente eficaz para todas as fontes de dor e também se mostrou seguro e bem tolerado.

O manejo da dor idiopática é um verdadeiro desafio para os profissionais da saúde, pois não se pode tratar as causas subjacentes a este sintoma. O tratamento consiste em aliviar a dor com o uso de medicamentos sintomáticos que geralmente têm uma eficácia boa e rápida, embora em alguns casos tenham eficácia limitada e efeitos colaterais consideráveis. Assim, na ausência de diagnóstico de doença causadora de dor, o uso de ALA poderia ser considerado uma opção viável devido sua segurança e eficácia.

.

Bibliografia consultada:

Esposito C; et al. Safety and efficacy of alpha-lipoic acid oral supplementation in the reduction of pain with unknown etiology: A monocentric, randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Biomedicine & Pharmacotherapy, 2021.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024