A biotina é uma vitamina essencial e um cofator crítico em várias vias metabólicas, e sua deficiência tem sido associada a vários distúrbios, incluindo doença inflamatória intestinal (DII). A absorção ocorre através de um transportador de vitaminas dependente de sódio. Estudos anteriores mostram que em modelo de camundongo com deficiência do transportator de Biotina ou como uma deficiência de Biotina na dieta, leva a características de DII nos animais.
Para constatar se o microbioma intestinal está associado a essas alterações induzidas por deficiência de Biotina, pesquisadores coletaram amostras de fezes nos animais modelos, utilizando-as para o sequenciamento genético. Os resultados apontam uma expansão de micróbios oportunistas, incluindo Klebsiella , Enterobacter e Helicobacter nos animais com deficiência de Biotina.
Assim, a disbiose resultante da deficiência de Biotina resultou em alterações que podem contribuir para a inflamação intestinal e com alterações fenotípicas semelhantes à DII.
.
Bibliografia consultada:
Yang JC; et al. Biotin Deficiency Induces Intestinal Dysbiosis Associated with an Inflammatory Bowel Disease-like Phenotype. Nutrients, 2022.