O sistema nervoso central e o trato gastrointestinal formam uma rede bidirecional chamada eixo cérebro-intestino, mediada por sistemas como o sistema nervoso, sistema imunológico e sistema endócrino. Nos últimos anos, a microbiota tornou-se cada vez mais importante como reguladora do eixo cérebro-intestino e vários estudos têm demonstrado que a microbiota intestinal está intimamente associada ao desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o Alzheimer.
O L. plantarum apresenta uma importante atividade antiinflamatória, hipotetizando que possa atuar contra a neuroinflamação através do eixo microbiota-intestino-cérebro, exercendo assim um efeito protetor contra o declínio cognitivo, um dos sintoma de doença neurodegenerativas.
Um estudo randomizado de 12 semanas, duplo-cego e controlado por placebo, foi realizado com idosos acima de 65 anos com memória decadente. Os participantes consumiram Lactiplantibacillus plantarum OLL2712 tratados termicamente ou placebo. Os dados de 78 participantes que completaram todo o procedimento foram analisados e melhorias significativas na memória foram observadas no grupo que ingeriu o probiótico. Além disso, o grupo de estudo apresentou menor taxa de abundância de Lachnoclostridium, os gêneros Monoglobus e Oscillibacter, que foram relatados como envolvidos na inflamação.
A pesquisa conclui que a ingestão de L. plantarum foi capaz de apresentar efeitos protetores contra o declínio de memória em idosos com apenas 12 semanas de uso.
.
Bibliografia consultada:
Sakurai K; et al. Effects of Lactiplantibacillus plantarum OLL2712 on Memory Function in Older Adults with Declining Memory: A Randomized Placebo-Controlled Trial. Nutrients, 2022.