Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Diversos estudos clínicos publicados nos últimos anos tem relacionado o tratamento com metformina na melhora da cognição e redução do risco de demência em pacientes com diabetes tipo 2. Desses, um estudo mais recente publicado na JAMA Network buscou avaliar se a interrupção da terapia com metformina poderia estar associada à incidência de demência.

A coorte do estudo incluiu 12.220 membros do Kaiser Permanente Northern California que interromperam a metformina precocemente (com função renal normal) e 29.126 usuários rotineiros de metformina. Aqueles que cessaram precocemente o uso de metformina, 46% eram mulheres com idade média de 59 anos no início da prescrição de metformina. Já a coorte que continuou a metformina era composta por 47% de mulheres, com idade inicial de 61 anos.

Os adultos que interromperam a metformina precocemente tiveram 21% mais probabilidade de serem diagnosticados com demência durante o acompanhamento, em comparação com os usuários rotineiros de metformina. Esta associação foi em grande parte independente de alterações no nível de HbA1c e do uso de insulina .

As descobertas corroboram as evidências amplamente consistentes de outros estudos observacionais que mostram uma associação entre o uso de metformina e menor incidência de demência e podem ter implicações importantes para o tratamento clínico de adultos com diabetes.

Bibliografia consultada:

Zimmerman SC; et al. Metformin Cessation and Dementia Incidence. JAMA Netw Open. 2023

Related Posts

O minoxidil tópico é aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para a ...
Magistral Guide
22 de abril de 2024
Manter a boa forma física desde a meia idade é importante para uma expectativa de vida saudável. ...
Magistral Guide
19 de abril de 2024
Magistral Guide
17 de abril de 2024