Estresse, insônia e imunidade são os três principais fatores interconectados, que desempenham papéis fundamentais na manutenção da saúde. Foi estabelecido que o estresse pode afetar negativamente a qualidade e a duração do sono, o que, por sua vez, afeta a imunidade. Nigella sativa, comumente conhecida como cominho preto ou black cumin, é um tempero culinário e uma erva medicinal antiga com uma ampla gama de efeitos farmacológicos benéficos à saúde para atenuar o estresse oxidativo, inflamação, imunidade, metabolismo energético e sobrevivência celular. Foi relatado que o black cumin tem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores em função de seu conteúdo de timoquinona. Recentemente, também foi constatado que o black cumin é capaz de reduzir significativamente o estresse e melhorar a qualidade do sono em humanos na dose de 200 mgdia por 28 dias.
Assim, um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo buscou investigar a eficácia do extrato de Black cumin rico em timoquinona em indivíduos saudáveis (25-65 anos) com estresse significativo e sono não restaurador na dose de 200 mg/dia por 90 dias. Os resultados apontam que no grupo que recebeu o extrato 70% dos participantes relataram satisfação com seu padrão de sono em 7 dias e 79% em 14 dias.
Uma correlação significativa também foi observada entre melhora do sono e redução do estresse. Além disso, houve modulação significativa nos níveis de melatonina, cortisol e orexina. Parâmetros hematológicos/imunológicos revelaram ainda os efeitos imunomoduladores do extrato de Black cumin. Dessa forma, segundo os autores, o extrato de Black cumin rico em timoquinona é capaz de modular significativamente o eixo estresse-sono-imunidade sem efeitos colaterais e restaurar o sono reparador.
.
Bibliografia consultada:
Mohan ME; et al. A proprietary black cumin oil extract (Nigella sativa) (BlaQmax®) modulates stress-sleep-immunity axis safely: Randomized double-blind placebo-controlled study. Frontiers in Nutrition, 2023.