O vírus herpes simplex (HSV), como infecção comum em indivíduos saudáveis, é tratado sintomaticamente, mas a resistência aos medicamentos e seus efeitos colaterais têm chamado a atenção dos pesquisadores para a medicina complementar. O extrato de oliveira (Olive Leaf) tem efeitos antivirais que podem tratar o HSV e com isso pesquisadores do Irã realizaram uma pesquisa comparando a eficácia do extrato de oliveira com o aciclovir, padrão para tratamento da herpes.
No estudo clínico duplo-cego randomizado, publicado em janeiro 2021 no Explore, foi realizado com 66 pacientes que já haviam sido diagnosticados com HSV-1. Os participantes foram randomizados em dois grupos, recebendo creme contendo extrato de oliveira a 2% ou creme de aciclovir 5% cinco vezes ao dia durante seis dias. Os sintomas foram avaliados antes, três e seis dias após as intervenções.
Os resultados mostraram que os sintomas clínicos diminuíram em ambos os grupos durante o estudo e ambos os medicamentos foram eficazes no tratamento do HSV-1. No entanto, o grupo que utilizou o extrato de oliveira apresentou menos sangramento, coceira e dor no terceiro dia, bem como menos irritação, coceira e mudança de coloração no sexto dia em comparação com o grupo aciclovir.
A evidência desses estudos sugere que o creme com extrato de oliveira se mostrou superior no tratamento dos episódios de HSV-1 em relação ao creme de aciclovir.
.
Bibliografia consultada:
Toulabi T, et al. The efficacy of olive leaf extract on healing herpes simplex virus labialis: A randomized double-blind study. Explore, 2021.