Extrato de Pinus Pinaster melhora aspecto dos cabelos em mulheres na menopausa

Extrato de Pinus Pinaster melhora aspecto dos cabelos em mulheres na menopausa

A calvície de padrão feminino é um afinamento generalizado e difuso do cabelo na região central do couro cabeludo, variando entre os grupos populacionais e que geralmente aumenta com o avanço da idade, sendo mais intensa no período da menopausa. Alguns estudos apontam que a casca do Pinus pinaster (conhecido comercialmente como Pycnogenol®) é capaz de melhorar a microcirculação. Essa evidência levanta a hipótese de que o extrato poderia também auxiliar na microcirculação do couro cabeludo, melhorando assim o aspecto dos cabelos e reduzindo a queda.

Um estudo recente buscou encontrar respostas para essa hipótese e reuniu 76 mulheres chinesas na menopausa para avaliar os resultados da ingestão oral do extrato de Pinus pinaster 50 mg 3 vezes ao dia, por um total de 6 meses. A densidade do cabelo, microcirculação do couro cabeludo e uma variedade de parâmetros fisiológicos foram feitas no início e após 2 e 6 meses.

Os resultados apontam que a ingestão de de Pinus pinaster aumentou significativamente a densidade do cabelo em 30% e 23% após 2 e 6 meses de tratamento, respectivamente. Curiosamente, a fotopletismografia revelou que esse efeito benéfico estava associado a uma diminuição do fluxo de repouso da pele do couro cabeludo, o que pode indicar uma melhora da microcirculação. Nenhum desses efeitos foi observado no grupo que tomou placebo. Além disso, uma diminuição transitória significativa da perda transepidérmica de água foi observada na pele do couro cabeludo sob tratamento com extrato de Pinus pinaster, mas não com placebo.

Dessa forma, os autores concluem que a ingestão oral de extrato de Pinus pinaster pode ter o potencial de reduzir a queda de cabelo em mulheres na pós-menopausa.

.

Bibliografia consultada:

Cai C; et al. An oral French maritime pine bark extract improves hair density in menopausal women: A randomized, placebo‐controlled, double blind intervention study. Health Sci Rep. 2023.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn