Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

Hidroxitirosol e punicalagina são compostos biotiativos presentes respectivamente na oliveira e no romã. Diversos estudos apontam que esses compostos são capazes de exercer um importante efeito cardioprotetor e antiaterosclerótico. Com isso, pesquisadores do Hospital Universitário La Paz em Madri, buscaram avaliar se a associação dos extratos padronizados de oliveira e romã poderiam apresentar resultados na redução de lipídios sanguíneos.

Oitenta e quatro participantes entre homens e mulheres, com idades entre 45 e 65 anos, foram recrutados para o estudo. Os indivíduos tomaram três cápsulas/dia de um suplemento contendo extrato padronizado de azeitona com 3,3 mg de hidroxitirosol associado a um extrato padronizado de romã com 65 mg de punicalagina ou placebo. O estudo durou 20 semanas.

O suplemento contendo extrato de romã e oliveira reduziu significativamente os níveis plasmáticos de triglicerídeos em indivíduos com hipertrigliceridemia (≥150 mg/dL) (de 200,67 para 155,33 mg/dL), enquanto nenhum desses efeitos foi observado nos participantes após a ingestão de placebo. O uso do suplemento também foi capaz de diminuir os níveis plasmáticos de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) em indivíduos com níveis plasmáticos elevados de LDL-C (≥160 mg/dL) (de 179,13 para 162,93 mg/dL), enquanto nenhum efeito positivo foi observado com o placebo. Além disso, o placebo reduziu significativamente os níveis plasmáticos de lipoproteína de alta densidade (HDL-C) na população total (de 64,49 para 62,55 mg/dL), enquanto o extrato de romã com oliveira aumentou o HDL-C em indivíduos cujos níveis plasmáticos estavam baixos (<50 mg/dL) (de 44,25 para 48,00). 

Em conclusão, os pesquisadores destacam que o suplemento contendo extrato de oliveira e romã, padronizado em  hidroxitirosol e punicalagina foi capaz de exercer efeitos antiateroscleróticos e cardioprotetores, melhorando consideravelmente a dislipidemia em uma população adulta, sem tratamento coadjuvante ou efeitos adversos.

.

Bibliografia consultada:

Fernandez RQ; et al. Oral Supplement Containing Hydroxytyrosol and Punicalagin Improves Dyslipidemia in an Adult Population without Co-Adjuvant Treatment: A Randomized, Double-Blind, Controlled and Crossover Trial. Nutrients, 2022.

Related Posts

Alguns estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos podem aumentar o risco de câncer ...
Magistral Guide
20 de maio de 2024
O selênio é um componente essencial das selenoproteínas e enzimas antioxidantes, que têm atraído ...
Magistral Guide
17 de maio de 2024
A asma, caracterizada por sibilos recorrentes, falta de ar, aperto no peito e tosse, é um grande ...
Magistral Guide
13 de maio de 2024