O ginseng é um fitoterápico tradicional da medicina chinesa com uma ampla gama de efeitos farmacológicos. É ativo no combate à fadiga, hiperglicemia, obesidade e câncer, e possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antienvelhecimento. Historicamente, acredita-se que o ginseng prolonga a longevidade.
Os oligopeptídeos de ginseng (GOPs), obtidos do Panax ginseng por tecnologia de digestão bioenzimática são peptídeos bioativos que podem ser utilizados como substitutos proteicos na dieta diária para atender às necessidades de aminoácidos da população idosa. Estima-se que seu consumo traga excelentes alternativas para o tratamento antienvelhecimento, desempenhando um papel importante na inibição da progressão de doenças relacionadas a idade.
Um estudo investigou, pela primeira vez, os efeitos do GOPs no retardo do envelhecimento e seus possíveis mecanismos de ação. Para isso, induziram senescência em fibroblastos embrionários de camundongos.
Os autores observaram que o uso de GOPs foi capaz de atrasar a senescência NIH/3T3 induzida por estresse oxidativo inibindo a parada da fase G1, aumentando a síntese de DNA na fase S, diminuindo a expressão relativa de proteína de p16 INK4A e p21 Waf1/Cip1, promovendo a viabilidade celular, protegendo o DNA e aumentando a atividade da telomerase. Supõe-se que o aumento da capacidade antioxidante e anti-inflamatória seja a base para o retardo dos efeitos de senescência dos GOPs.
Essas descobertas dão suporte à hipótese de que os GOPs podem ter uma influência positiva na extensão da vida útil e da saúde por meio do combate à senescência celular, estresse oxidativo e inflamação e proteção das mitocôndrias.
.
Bibliografia consultada:
Zhu N; Xu MH; Li Y. Oligopeptídeos Bioativos de Ginseng ( Panax ginseng Meyer) Suprimem a Senescência Induzida por Estresse Oxidativo em Fibroblastos via Via de Sinalização NAD + /SIRT1/PGC-1α. Nutrients, 2022.