A impressão 3D é uma tecnologia que envolve a impressão de produtos camada por camada, na qual os materiais são depositados de acordo com o modelo digital projetado por software de design computacional. Seguindo uma metodologia rápida, simples e graças à impressão 3D, pesquisadores conseguiram preparar comprimidos à base de três tipos de amido – dois tipos de amido de milho (normal e ceroso) e um tipo de fécula de batata – com geometrias diferentes e com um fármaco insolúvel.
O estudo foi capaz de mostrar que cada tipo de amido apresenta um comportamento diferente em relaçção a liberação do fármaco. No caso do amido de milho normal, a liberação do fármaco é instantânea e o fármaco é totalmente liberado em 10 minutos; no caso do amido de milho ceroso e amido de batata, a liberação é mais contínua e pode levar até 6 horas para liberação total.
Isso significa que usar os amidos em proporções diferentes é possível criar comprimidos com os mais diversos tipos de liberação para inúmeras condições clínicas. Por exemplo, no caso de uma infecção, em um estágio inicial com amido de milho normal, um medicamento pode ser liberado imediatamente para aliviar a dor e, em uma etapa posterior, com qualquer um dos outros dois tipos de amido, um antibiótico poderia ser liberado de forma mais contínua.
Os pesquisadores dizem que esse trabalho é apenas o primeiro estágio de um longo processo, mas afirmam que os comprimidos impressos em 3D à base de amido mostraram propriedades promissoras para futuras aplicações personalizadas de entrega de medicamentos.
.
Bibliografia consultada:
Kizkitza G.; et al. 3D printing of customized all-starch tablets with combined release kinetics. International Journal of Pharmaceutics, 2022.