Ingerir cafeína antes de ir às compras pode ser responsável pela sua compulsão

Ingerir cafeína antes de ir às compras pode ser responsável pela sua compulsão

Se você adora um café (ou bebidas com cafeína) e está buscando economizar evite-o antes de ir às compras. Foi a conclusão de um artigo publicado no Journal of Marketing que examinou como a cafeína pode afeta os gastos do consumidor.

Vários estudos demonstram que a ingestão de cafeína aumenta a excitação, que é experimentada como um estado de ativação e alerta, podendo variar de sonolência extrema a excitação extrema. A excitação energética aumenta a percepção das características do produto e, por sua vez, aumenta as intenções de compra de produtos hedônicos, como bolachas, pipocas e chocolates.

Pesquisas anteriores já mostraram que consumir cafeína na faixa de 25 mg a 200 mg aumenta a excitação energética. O estudo em questão examinou os efeitos da ingestão de cafeína na faixa de 30 mg a 100 mg, uma vez que a maioria das porções de bebidas com cafeína tem o teor nessa faixa. 

Como parte do estudo, os pesquisadores montaram uma estação de café expresso perto da entrada de duas lojas de varejo diferentes cituada na França e na Espanha. Na entrada, metade dos 300 compradores receberam uma xícara complementar de café contendo cafeína e para outra metade foi oferecido café descafeinado ou água. Os resultados apontam que o grupo da cafeína gastou significativamente mais dinheiro e comprou um número maior de itens do que aqueles que bebiam descafeinado ou água. A cafeína também impactou nos tipos de itens comprados nas lojas. O grupo que consumiu cafeína comprou itens mais hedônicos. 

.

Bibliografia consultada:

Biswas D; et al. EXPRESS: Caffeine’s Effects on Consumer Spending. Jornal of Marketing, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn