Lactobacillus gasseri mostra resultados promissores nos sintomas leves da menopausa

Lactobacillus gasseri mostra resultados promissores nos sintomas leves da menopausa

Lactobacillus gasseri CP2305 é um paraprobiótico que exibe uma atividade de alívio do estresse. Estudos mostram que sua ingestão diária por 12 semanas é capaz de reduzir os sintomas mentais e físicos associados ao estresse relacionados à preparação para um exame, atenuando as alterações induzidas pelo estresse nas concentrações de cortisol salivar e uma expressão elevada de microRNAs responsivos ao estresse no sangue periférico. Esses achados sugerem que a administração de Lactobacillus gasseri CP2305 pode afetar as funções do sistema nervoso central e modular o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que é influenciado pelo eixo intestino-cérebro. 

Sabendo que os eixos hipotálamo-hipófise-adrenal e hipotálamo-hipófise-gonadal compartilham uma rota comum que afeta os aspectos mentais e de saúde em mulheres, um estudo recente buscou analisar a influência da ingestão de Lactobacillus gasseri CP2305 no eixo hipotálamo-hipófise-gonadal e seus efeitos nos sintomas leves associados à menopausa.

Oitenta mulheres com idade entre 40 e 60 anos ingeriram cápsulas contendo Lactobacillus gasseri CP2305 ou placebo por seis ciclos menstruais consecutivos. A avaliação baseou-se na observação dos sintomas climatéricos com dois questionários validados – o Índice Menopausal Simplificado (SMI) e a Escala Climatérica de Greene. 

A porcentagem de mulheres com alívio dos sintomas da menopausa para a pontuação total do SMI foi de 75,0%, com 30 de 40 mulheres no grupo de Lactobacillus gasseri CP2305. Essas descobertas fornecem novos insights sobre a função do paraprobiótico no alívio de sintomas leves do climatério em mulheres.

.

Bibliografia consultada:

Sawada D; et al. Effects of Lactobacillus gasseri CP2305 on Mild Menopausal Symptoms in Middle-Aged Women. Nutrients, 2022.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn