Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A luteína e seu isômero estrutural zeaxantina são obtidos exclusivamente de alimentos e são depositadas preferencialmente na retina onde, juntamente com a mesozeaxantina (que se pensa ser formada a partir da luteína na retina), formam o pigmento macular. Na maioria das frutas e alguns vegetais, a luteína e a zeaxantina são encontradas na forma livre e esterificadas com ácidos graxos. Como a biodisponibilidade da Luteína nas formas livre ou éster é controversa, um recente trabalho teve como objetivo avaliar a biodisponibilidade da Luteína (livre vs. éster) e o limiar de contraste visual (TC).

Vinte e quatro indivíduos saudáveis ​​(doze mulheres, doze homens), com idades entre 20-35 e 50-65 anos, foram incluídos em um estudo transversal para consumir 6 mg de luteína/dia (livre vs. éster) por dois meses. . Amostras de sangue foram coletadas no início e após 15, 40 e 60 dias em cada período.

A luteína sérica inicial estava em média 0,36 µmol/L e aumentou 2,4 vezes no 15º dia (até 0,81 e 0,90 µmol/L com luteína livre e éster, respectivamente) e foi mantida até o final do estudo. Não houve diferenças nas respostas séricas de Luteína livre ou ao éster em nenhum momento. As respostas do contraste visual à suplementação de luteína (livre vs. éster) também não foram diferentes em nenhum momento.

Em conclusão, os autores destacam que a suplementação diária com Luteína durante 15 dias aumenta significativamente a Luteína sérica em adultos normolipêmicos para níveis associados a um risco reduzido de doença ocular relacionada à idade, independentemente da forma química da luteína fornecida. Uma suplementação mais longa, até dois meses, não altera significativamente a concentração alcançada, mas pode contribuir para um aumento no pigmento macular (um marcador a longo prazo do estado da luteína) e, assim, melhorar o efeito nos resultados visuais.

.

Bibliografia consultada:

Alonso BO; et al. Bioavailability of Lutein from Marigold Flowers (Free vs. Ester Forms): A Randomised Cross-Over Study to Assess Serum Response and Visual Contrast Threshold in Adults. Nutrients, 2024.

Related Posts

Estima-se que cerca de 73,8% dos atletas ingerem cafeína antes ou durante a competição (com uma ...
Magistral Guide
18 de junho de 2024
Uma meta-análise publicada na revista Molecules concluiu que a suplementação de resveratrol ajuda a ...
Magistral Guide
12 de junho de 2024
Skin picking, também chamado de transtorno da escoriação, nada mais é do que aquele comportamento ...
Magistral Guide
10 de junho de 2024