Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

No mercado magistral há diversas opções boas de bases de espuma já prontas para uso. Comprar pronta ou desenvolver uma fórmula exclusiva para sua farmácia de manipulação é uma decisão interna da empresa, que pondera as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Para aquelas farmácias que gostam de por a mão na massa, de desenvolver e tem tempo e pessoas disponíveis para realizar os testes de bancada, compartilhamos com vocês dicas de preparo de uma espuma de limpeza para área do rosto.

A farmacotécnica de uma espuma de limpeza nada mais é do que um sabonete líquido sem espessar, já que a viscosidade compromete a vazão do produto na válvula. E sim, o segredo está todo na embalagem do produto. Os frascos espumadores possuem uma válvula especial que faz com que o líquido entre em contato com o ar interno formando a espuma. Então já anota aí a primeira dica: nunca encha muito o frasco espumador.

Agora o segredo de uma espuma mais cremosa e menos irritante está na formulação e na escolha do tensoativo. Se o produto for para área do rosto evite usar o lauril sulfato de sódio e opte por tensoativos mais suaves e menos irritantes como o lauril éter sulfosuccinato de sódio e o Amisoft® ECS22 (Cocoil Glutamato Dissódico). Experimente mesclar tensoativos com o que você tem disponível. Se quiser aumentar a espuma pode-se usar um co-surfactante como o planterem 1200. Já se quiser dar um efeito hidratante uma forma barata seria usar o propilenoglicol em torno de 3 a 5%. O legal de desenvolver formulações é por a mão na massa, inventar e criar!

InsumoConcentração
Lauril Éter Sulfosuccinato de Sódio10%
Amisoft® ECS2210%
Plantarem 12008%
Conservanteqs
Essênciaqs
Água destiladaqsp

.

Para a técnica de preparo basta misturar todos os ingredientes de forma lenta e adicionar no frasco espumador para testar vazão e característica da espuma.

Após sua base desenvolvida é hora de incorporar extratos glicólicos e insumos para melhorar ainda mais seu produto e conferir uma ação além da limpeza. Um exemplo é usar extrato glicólico de camomila e alfa bisabolol nomeando seu produto como espuma de limpeza calmante. Pense em tudo que você pode criar associando insumos a sua base de espuma: Espuma de limpeza anti acne, espuma para barba, espuma de limpeza para peles oleosas, espuma para limpeza de maquiagem….. Use sua criatividade e bom traballho!

Onde encontrar os itens citados?

  • Embalagem frasco espumador: Elyplast
  • Demais itens que compõe a formulação pesquisar no site Magistral Guide

Related Posts

Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
26 de novembro de 2020
A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal que afeta de 15% a 50% das mulheres em idade ...
Magistral Guide
25 de novembro de 2020
Sim, você não leu errado. A ocitocina, o hormônio conhecido como “hormônio do amor” que regula o ...
Magistral Guide
20 de novembro de 2020