A doença renal crônica está associada a um aumento da prevalência de mortalidade por todas as causas, nefropatia diabética, eventos cardiovasculares e hospitalização, independentemente dos fatores de risco existentes e uma história de doença cardiovascular. O aumento de biomarcadores de estresse oxidativo nesses pacientes foi identificado como um dos principais contribuintes para a patogênese da aterosclerose e outras doenças cardiovasculares nesta população.
Uma revisão e meta-análise publicada no Current Pharmaceutical Design encontrou vários benefícios metabólicos para a suplementação com coenzima Q10 (CoQ10) em indivíduos com doença renal crônica. Na revisão foram selecionados sete estudos randomizados e controlados que incluíram um total de 384 homens e mulheres com doença renal crônica. Os perfis metabólicos avaliados durante os ensaios incluíram medições de triglicerídeos, colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL), glicose, insulina, resistência à insulina, proteína C reativa, malondialdeído (um marcador de estresse oxidativo) e creatinina (que é elevada na doença renal). A dosagem de CoQ10 nos ensaios variou de 30 mg a 200 mg administrados por períodos de 4 a 12 semanas.
A análise conjunta dos participantes dos estudos determinou que a suplementação com CoQ10 estava associada a uma diminuição no colesterol total, colesterol LDL, malondialdeído e creatinina. Segundo os autores esta é a primeira meta-análise de ensaio clínico randomizado que determina o efeito da suplementação de CoQ10 nos perfis metabólicos de pacientes com diagnóstico de doença renal crônica. São necessários estudos prospectivos adicionais para confirmar os efeitos da suplementação de CoQ10 em outros perfis metabolicos desses pacientes.
.
Bibliografia consultada:
Bakhshayeshkaram M; et al. The Effects of Coenzyme Q10 Supplementation on Metabolic Profiles of Patients with Chronic Kidney Disease: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trials. Curr Pharm Des, 2018.