Níveis baixos de magnésio associados a sintomas depressivos e distúrbios metabólicos em homens

Níveis baixos de magnésio associados a sintomas depressivos e distúrbios metabólicos em homens

As mudanças na concentração de magnésio influenciam vários processos no corpo, como o metabolismo de hormônios e lipídios, a condução nervosa, várias vias bioquímicas no cérebro e os ciclos metabólicos. Com isso, uma mudança na concentração de magnésio pode contribuir para o surgimento de patologias como distúrbios depressivos e metabólicos, incluindo hipertensão, diabetes e dislipidemia.

Foi o que mostrou um trabalho publicado na revista Life, realizado com 342 homens com idade média de 61 anos. Desses participantes, 78 apresentaram níveis endógenos anormais de magnésio e justamente esses participantes eram os que apresentavam distúrbios metabólicos, como diabetes mellitus, hipertensão e sintomas depressivos.

Os pesquisadores concluíram citando que há uma relação entre níveis anormais de magnésio e a presença de determinadas patologias, como diabetes, hipertensão e sintomas depressivos em homens idosos. Esses achados podem contribuir para a melhoria do diagnóstico e tratamento de pacientes com essas condições.

.

Bibliografia consultada:

Rotter I; et al. The Relationship between the Concentration of Magnesium and the Presence of Depressive Symptoms and Selected Metabolic Disorders among Men over 50 Years of Age. Life, 2021.

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn