A audição diminui à medida que envelhecemos – cerca de 50% dos adultos com 75 anos ou mais nos Estados Unidos têm perda auditiva incapacitante. Embora a perda auditiva relacionada à idade ainda não possa ser interrompida, as pessoas podem tomar medidas para proteger sua audição, como evitar ruídos altos e usar proteção auditiva em situações de alto ruído. Agora, pesquisadores descobriram que adultos de meia-idade e mais velhos com níveis mais elevados de ácido graxo ômega-3, ácido docosahexaenóico (DHA), tinham 8-20% menos probabilidade de relatar problemas auditivos relacionados a idade em comparação com aqueles com níveis mais baixos de DHA.
Para este estudo, foram usados o estado auditivo auto-relatado e os níveis sanguíneos de DHA de mais de 100.000 pessoas com idades entre 40 e 69 anos do Biobank do Reino Unido. Após a análise, os pesquisadores descobriram que os participantes no quintil mais alto de níveis sanguíneos de DHA tinham 16% menos probabilidade de responder “sim” à pergunta “Você tem dificuldade para ouvir?” em comparação com aqueles no quintil mais baixo de níveis de DHA. Os participantes do quintil mais alto também tiveram 11% menos probabilidade de responder “sim” quando questionados: “Você tem dificuldade em acompanhar conversas quando há ruído de fundo?” em comparação com o quintil mais baixo.
Dessa forma, os pesquisadores descobriram que adultos de meia-idade e mais velhos com níveis mais elevados de DHA tinham 8-20% menos probabilidade de relatar problemas auditivos relacionados com a idade do que aqueles com níveis mais baixos de DHA.
.
Bibliografia consultada:
McBurney MI, et al. Association of plasma omega-3 blood levels and prevalent hearing loss in the UK biobank. Presented at: NUTRITION; July 22-25, 2023