No dia 04/07/22 o Reino Unido iniciou a comercialização de um suplemento que promete resolver os sintomas de ressaca daqueles que se empolgam nas confraternizações e exageram na dose. Desenvolvido pela farmacêutica sueca Faire Medical, em conjunto com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, da Alemanha, o suplemento batizado como Myrkl está sendo vendido na forma de cápsulas e em menos de uma semana seu estoque já se esgotou.
Os fabricantes alegam que o suplemento e capaz de decompor até 70% do álcool após 60 minutos da ingestão. Isso significa que, se alguém beber 50 ml de destilados a 40%, que contém 20 ml de álcool puro, apenas 6 ml de álcool entrarão na corrente sanguínea. Isso é o mesmo que beber apenas 15ml de destilados.
Quando ingere-se o o álcool, normalmente o corpo decompõe a molécula pelo fígado formando acetaldéido, substância tóxica que provoca os sintomas de ressaca. Com o uso de Myrkl o álcool passa a ser metabolizado no intestino por bactérias. Isso mesmo! Myrkl é feito a partir de farelo de arroz fermentado naturalmente contendo Bacillus subtilis e B. coagulans, associado a L-Cisteína e Dextrina. Essas bactérias então, naturalmente decompõem o álcool em água e dióxido de carbono, e não em acetaldeído. A cápsula é resistente a ácidos no intuito de proteger as bactérias dos ácidos naturais do estômago e assim possam chegar ao intestino, onde a maior parte do álcool é absorvida pela corrente sanguínea.
A indicação é que o suplemento seja consumido em duas cápsulas, uma hora antes de beber. O efeito, que se inicia logo após a ingestão, segue por 12 horas no corpo. Após 30 minutos do consumo de bebida alcoólica, a redução da concentração do álcool no sangue chega a 50%.
A evidência para Myrkl é baseada em um único estudo de pesquisa publicado . Vinte e quatro jovens adultos saudáveis foram convidados a tomar duas pílulas Myrkl ou pílulas simuladas (placebo) todos os dias durante sete dias. Eles receberam então uma pequena quantidade de álcool (entre 50 e 90ml de destilados) com base em seu peso. Seu nível de álcool no sangue foi testado pelas próximas duas horas.
Os pesquisadores descobriram que nos primeiros 60 minutos, a quantidade de álcool no sangue foi 70% menor naqueles que receberam Myrkl em comparação com a pílula simulada.
Embora este estudo tenha sido bem desenhado, incluindo a alocação aleatória de pessoas para os grupos Myrkl ou placebo, vários problemas tornam os resultados mais fracos, deixando inúmeras perguntas sem respostas.
Uma cápsula antes de beber para evitar a ressaca no dia seguinte seria o sonho de muita gente. No entanto, com todas as perguntas não respondidas em torno de Myrkl e o fato de não haver uma expectativa para lançamento no Brasil, a melhor cura para a ressaca ainda continua sendo beber com moderação.
.
Bibliografia consultada:
Pfützner A; et al. Chronic Uptake of A Probiotic Nutritional Supplement (AB001) Inhibits Absorption of Ethylalcohol in the Intestine Tract – Results from a Randomized Doubleblind Crossover Study. Nutrition and Metabolic Insights, 2022.