O consumo de café está associado a um menor risco de câncer de próstata

O consumo de café está associado a um menor risco de câncer de próstata

De acordo com a American Cancer Society, aproximadamente um em cada oito homens receberá um diagnóstico de câncer de próstata. Estima-se que o câncer de próstata é o câncer mais comumente diagnosticado nos homens em mais da metade dos países do mundo para os quais existem dados.

Pesquisas sugerem que o café pode ter um efeito protetor contra alguns tipos de câncer. Esse dado é muito importante visto que o café é uma bebida bastante popular mundialmente e qualquer pequeno benefício de proteção pode ter um grande efeito geral na saúde da população.

Com isso, uma meta-análise publicada na revista BMJ Open, buscou avaliar os estudos publicados que relacionavam o consumo de café com a redução de câncer de próstata. Para o estudo foi reunido 16 estudos nos quais envolveram 1.081.586 homens. Destes, 57.732 desenvolveram câncer de próstata.

Nos estudos, os participantes relataram seu consumo de café e os pesquisadores compararam o nível de consumo mais alto com o nível mais baixo. Depois de analisar os dados dos estudos, foi possível verificar que a categoria mais alta de consumo de café estava associada a uma redução de 9% no risco de câncer de próstata quando comparada com a categoria mais baixa. Cada xícara de café foi associada a uma redução de 1% no risco de câncer de próstata.

Mais especificamente, os pesquisadores descobriram que o câncer de próstata localizado – câncer que não se espalhou para outra parte do corpo de uma pessoa – tinha 7% menos probabilidade de se desenvolver na categoria mais alta de consumo de café em comparação com a mais baixa.

Para câncer de próstata avançado, a categoria mais alta de consumo de café foi associada a uma redução de 12% no risco em comparação com a mais baixa. Para o câncer de próstata fatal, a categoria mais alta foi associada a uma redução de 16% no risco em comparação com a mais baixa.

O estudo não analisou o que pode ser responsável por essa associação. Acredita-se que esse efeito protetor esteja relacionado com a capacidade do café em melhorar o metabolismo da glicose, diminuindo as concentrações de insulina plasmática e fator de crescimento semelhante à insulina-1. Além disso, supõe-se que os efeitos anti-inflamatório e antioxidante do café seja capaz de afetar os níveis de hormônios sexuais, nos quais são responsáveis pelo inicio e progressão do câncer de próstata.

Apesar dos resultados promissores do estudo, os autores destacam que há necessidade de mais pesquisas para corrigir algumas limitações do estudo e confirmar os benefícios dessa relação entre o consumo de café e a prevenção do câncer de próstata.

.

Bibliografia consultada:

Chen X; Zhao Y; Tao Z; Wang K. Coffee consumption and risk of prostate cancer: a systematic review and meta-analysis. BMJ Open, 2021

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn