O que é câncer?

O que é câncer?

Tecnicamente falando o câncer é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças diferentes tendo em comum o crescimento descontrolado de células defeituosas que assumem formatos e comportamentos distintos de uma célula normal. Apesar de estranhas, o sistema de defesa não consegue impedir o desenvolvimento dessas células visto que não se trata de um invasor, mas de um produto do próprio corpo. Sua multiplicação em geral é veloz. Quando o câncer fica localizado chamamos de in situ (localizado) mas se essas células anormais invadem regiões distintas, atingindo assim diversos órgãos, denominamos metástase.

É interessante observar que uma célula cancerosa, até um dado momento, era uma parte normal do corpo. Em algum ponto ao longo do curso, ela perda sua capacidade de funcionar como uma célula normal. O que transforma uma célula em câncer é essa perda de autorregulação, onde cresce descontroladamente e se espalha para diferentes partes do corpo.

Muitos casos de câncer podem ser tratados com eficácia, dependendo do tipo e se foi detectado precocemente. À medida que o câncer avança e se espalha pelo corpo, torna-se cada vez mais difícil o sucesso do tratamento. É por isso que é tão importante procurar um médico na presença de qualquer suspeita e realizar exames periodicamente para detectá-lo precocemente.

Câncer tem sintomas?

De acordo com a American Cancer Society, alguns sintomas iniciais de câncer incluem uma sensação geral de exaustão ou cansaço além do normal, perda de peso e suores noturnos. Porém esses sintomas são muito vagos e comuns em diversas outras condições patológicas.

Alguns tipos de câncer, especialmente aqueles nos órgãos próximos à superfície do corpo, podem ser detectados pelo toque – sensação de caroços ou inchaços. Um exemplo clássico é o câncer de mama e os “caroços” que podem ser sentidos através do autoexame.

Mas há também alguns tipos bem silenciosos que o paciente só vai sentir qualquer tipo de sintomas quando o tamanho já apresenta uma grande massa e está comprimindo ductos e órgãos do corpo.

Como o câncer inicia?

Uma célula cancerosa, conforme definida pelo Instituto Nacional do Câncer, é qualquer célula que passa por alterações em seu material genético, sendo possível escapar das defesas naturais do corpo contra seu crescimento descontrolado. 

Todos os cânceres são causados ​​por alterações no código genético das células normais, ou DNA. Este código diz às células o que fazer e quando. Inclui instruções sobre como construir todas as proteínas ativas e estruturais que dão forma às células do corpo e determina como serão realizadas suas tarefas diárias. 

Cada vez que as células se dividem, elas fazem uma cópia do código genético contido nelas. Esse processo de cópia nem sempre é perfeito e ocasionalmente resulta em erros no DNA, que são chamados de mutações. As células têm maneiras de detectar e corrigir esses erros, mas nem sempre funcionam. Se uma célula desenvolve uma mutação, ela pode começar a agir de maneira diferente de uma célula normal.

As células do nosso corpo desenvolvem novas mutações o tempo todo, e mecanismos naturais captam essa mutação e decidem se essa célula pode continuar assim ou se precisa morrer. Os tumores tornam-se malignos ou cancerosos quando ao desenvolver essas mutações, os mecanismos naturais do corpo nao é capaz de derrotar essa “célula indisciplinada”.

.

Bibliografia consultada:

Disponível em Live Science. Traduzido e adapatado por Magistral Guide

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn