Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

O óleo de melaleuca é conhecido pela sua poderosa atividade antimicrobiana e é bastante utilizado na dermatologia. Recentemente a odontologia explora esses excelentes benefícios para tratamentos odontológicos, visando alternativas mais naturais, eficazes e seguras para os pacientes.

Um estudo publicado na European Journal of Dentistry buscou comparar os efeitos conhecidos de um enxaguatório bucal contendo clorexidina 0,12% com um enxaguat´ório contendo óleo de melaleuca em pacientes com gengivite clinicamente evidente. Assim, pacientes foram orientados a incluir em sua rotina de higiene bucal o equivalente a 9 gotas de óleo de melaleuca por dia, divididas nas 3 escovações de dente. As gotas deveriam ser diluídas em meio copo de água e usado como enxanguante bucal após a escovação. Um outro grupo de pacientes recebeu embalagens contendo 10 mL de clorexidina 0,12%, prontas para serem utilizadas como enxaguantes.

Após 14 dias foi possível observar que o óleo de melaleuca ofereceu melhoria na avaliação do índice de placa (de 53,25 para 5,50%), índice de sangramento (38,41 para 4,22%) e profundidade de sondagem. Além disso, não causou discromia dentária e alterações no paladar. No grupo tratado com clorexidina a avaliação do índice de placa diminuiu de 47,69% para 2,37%, o índice de sangramento reduziu de 32,93% para 6,28%, 20% dos indivíduos apresentaram discromia dentária e a maioria relatou alteração no sabor dos alimentos.

Os resultados mostraram a eficácia de ambos os tratamentos, porém, o óleo de melaleuca mostra-se mais seguro, com menor toxicidade e mais aceito pelos pacietes por não apresentar discromia dentária nem alteração do paladar.

.

Bibliografia consultada:

Ripari F; et al. Tea Tree Oil versus Chlorhexidine Mouthwash in Treatment of Gingivitis: A Pilot Randomized, Double Blinded Clinical Trial. European Journal of Dentistry, 2020.

Related Posts

Dietas ricas em proteínas, como a dieta paleo, estão ganhando popularidade. E embora a dieta ...
Magistral Guide
29 de fevereiro de 2024
Os óvulos são formas farmacêuticas sólidas, de dose única destinados a serem introduzidas no trato ...
Magistral Guide
27 de fevereiro de 2024
Pacientes com intolerância à lactose geralmente são aconselhados a evitar leite. No entanto, muitos ...
Magistral Guide
27 de fevereiro de 2024