O medicamento para diabetes metformina pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), de acordo com um novo estudo observacional. A análise de um grande banco de dados, mostrou que os pacientes que receberam o medicamento durante um período de 2 anos tinham cerca de 5% menos probabilidade de ter DMRI.
Foram 312.404 indivíduos com DMRI recém-diagnosticada de janeiro de 2008 a dezembro de 2017, comparados a 312.376 indivíduos de controle, pareados por idade, comorbidades, anemia, hipertensão, região e ano do exame oftalmológico.
Os pesquisadores usaram modelos de regressão multivariados e ajustados para calcular os riscos de desenvolver DMRI durante um período de 2 anos, para pessoas que usavam metformina e outros medicamentos comumente prescritos na diabetes, incluindo insulina, sulfonilureias e glitazonas (tiazolidinedionas). Dessa forma, foi encontrado um risco reduzido de desenvolver DMRI entre os pacientes que receberam metformina, em comparação com aqueles que não receberam o medicamento.
Aqueles pacientes que receberam doses baixas a moderadas de metformina apresentaram maiores benefícios. Já os pacientes no qual foram prescritos doses acima de 1080 gramas ao longo de 2 anos não reduziram as chances de desenvolver DMRI.
Não está claro por que doses mais altas devem ter menos efeito do que doses mais baixas. Uma possibilidade é que as pessoas que recebem doses mais altas tinham diabetes em condição avançada. Outra, é que doses mais altas podem ser prejudiciais. Segundo autores, mais estudos serão necessáios para esclarecer melhor essa associação.
.
Bibliografia consultada:
Blitzer AL; et al. Essa associação foi dependente da dose, com doses baixas a moderadas de metformina mostrando o maior benefício potencial. JAMA Ophthalmol. 2021