As infecções do trato urinário (ITUs) são observações clínicas comuns. Aproximadamente 50% das mulheres em todo o mundo contraem pelo menos uma ITU na vida e cerca de 25-30% das mulheres têm pelo menos um episódio de infecção urinária recorrente.
Recentemente, suplementos padronizados como cranberry (Vaccinium macrocarpon Ait.) e Pycnogenol® (extrato de Pinus pinaster Ait.) foram testados como agentes profiláticos para prevenir ITUs em indivíduos com risco de desenvolver infecções recorrentes do trato urinário inferior, mostrando-se eficazes. Com isso, um estudo piloto aberto teve como objetivo avaliar e comparar os efeitos profiláticos de Pycnogenol® ou extrato de cranberry em indivíduos com infecções recorrentes do trato urinário (ITU) ou cistite intersticial (CI).
Para isso, um grupo de indivíduos foi suplementado com 150 mg/dia de Pycnogenol®, outro com 400 mg/dia de extrato de cranberry e um grupo serviu como controle em um acompanhamento aberto de 2 meses.
No decorrer do estudo, os pacientes não relataram problemas de tolerabilidade ou efeitos colaterais. Houve uma diminuição mais pronunciada na taxa de infecções recorrentes no grupo Pycnogenol® onde mais indivíduos estavam completamente livres de sintomas após 2 meses de manejo com Pycnogenol® (20/22) do que com cranberry (16/20).
Assim, o trabalho sugere que 60 dias de suplementação com Pycnogenol® possa diminuir a ocorrência de ITUs e CI sem efeitos colaterais e com eficácia superior ao cranberry.
.
Bibliografia consultada:
Ledda A; et al. Pycnogenol® Supplementation Prevents Recurrent Urinary Tract Infections/Inflammation and Interstitial Cystitis. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2021