Seu guia de fornecedores para área magistral

Description

A literatura já aponta que a prática de atividade física está relacionada a um menor risco de desenvolver câncer de mama, mas ainda não está claro o quanto essa associação pode ser benéfica para as mulheres. Pensando nisso, pesquisadores avaliaram 76 estudos para determinar a estreita relação entre a prática regular de atividade física e o desenvolvimento de câncer de mama.

Foram avaliados os dados de 130.957 mulheres. Dessas, 69.838 desenvolveram tumores invasivos de mama, 6.667 apresentaram tumores in situ e 54.452 não desenvolvera câncer de mama durante a análise e serviram como controle do estudo.

Os pesquisadores utilizaram um método estatistico conhecido como randomização mendeliana para avaliar a relação entre risco, tipo de câncer, fatores genéticos ligados à atividade física e comportamento sedendário. Dessa forma, foi possivel verificar que níveis mais altos de atividade física estavam relacionado a um risco 41% menor de desenvolver câncer de mama invasivo, independente se a paciente estava na menopausa, o tipo de tumor, estágio ou grau.

Foi possível constatar também que as variantes genéticas que predispõem as mulheres a uma quantidade maior de tempo sentada estavam associadas a um risco 104% maior de câncer triplo-negativo.

Segundo os autores, um estilo de vida menos sedentário pode reduzir os riscos de desenvoler câncer de mama pois a atividade física auxilia na redução da adiposidade, influenciando positivamente os níveis de hormônios dexuais, melhorando o metabolismo e diminuindo a inflamação. Portanto, previna-se! Faça exames regularmente e pratique atividade física.

.

Biliografia consultada:

Dixon-Suen SC; et al. Physical activity, sedentary time and breast cancer risk: a Mendelian randomisation study. Br J Sports Med 2022

Related Posts

A canela contém polifenóis que podem melhorar a homeostase da glicose e reduzir as concentrações de ...
Magistral Guide
22 de fevereiro de 2024
Um estudo recente mostrou que 5 anos de suplementação de vitamina D estava associado a uma redução ...
Magistral Guide
20 de fevereiro de 2024
Os cremes vaginais estão presentes nas farmácias de manipulação e são frequentemente prescritos para ...
Magistral Guide
17 de fevereiro de 2024