Quais os principais probióticos utilizados na perda de peso?

Quais os principais probióticos utilizados na perda de peso?

Os probióticos estão entre os suplementos nutricionais mais populares do mercado. Não é de se surpreender! Os probióticos nos últimos anos tiveram um crescente números de pesquisas científicas comprovando sua ligação em uma série de benefícios à saúde, incluindo saúde intestinal, melhora do sistema imune, tratamentos psiquiátricos e também a obesidade. Mas como os seres que habitam nosso trato gastrointestinal pode ter tanta influência em nossa saúde e até mesmo no nosso peso?

O que são probióticos?

Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro.

Os suplementos probióticos contêm grandes doses de bactérias vivas, normalmente do gênero lactobacillus e bifidobacterium , que podem contribuir para melhorar a composição das bactérias intestinais do cólon e promover a saúde.

Embora os cientistas ainda estejam investigando como exatamente os probióticos atuam no corpo, as pesquisas concluem até o momento que seu uso desempenha um papel no reforço da função imunológica, diminuindo a inflamação e impactando positivamente na função do sistema nervoso.

Microbioma intestinal x peso corporal 

Os pesquisadores identificaram uma relação entre o microbioma intestinal (um termo que se refere a todo o habitat do intestino, incluindo microorganismos, como bactérias, seus genomas e seu ambiente circundante) e o peso corporal, sugerindo que mudanças na composição das bactérias intestinais podem contribuir para o sobrepeso e a obesidade de várias maneiras, incluindo o aumento da resistência à insulina , inflamação e armazenamento de gordura.

Nos estudos, foi possível observar que pessoas com sobrepeso e obesidade têm uma composição de bactérias intestinais diferente das pessoas sem excesso de peso, com maior proporção de bactérias Firmicutes em relação as Bacteroidetes.

Quais os principais probióticos relatados em literatura para uso no tratamento de perda de peso?

Embora a pesquisa esteja em andamento, estudos mostraram que a suplementação de probióticos pode promover a perda de peso e prevenir o ganho de peso em humanos.

Uma revisão sistemática e meta-análise de 2019 que incluiu doze ensaios clínicos randomizados, com 821 participantes, descobriu que aqueles que receberam suplementação de probióticos tiveram reduções mais significativas no peso corporal, circunferência abdominal, gordura corporal e IMC do que os grupos de controle. Os participantes que receberam doses mais altas de probióticos e aqueles que receberam uma única cepa em vez de probióticos de múltiplas cepas viram uma maior perda de gordura corporal.

Outra revisão sistemática e meta-análise de 2019, que incluiu 105 artigos e 6.826 participantes também descobriu que o tratamento com probióticos levou a reduções na gordura corporal, circunferência abdominal e IMC.

Há diversas cepas descritas em ambas as revisões utilizadas no tratamento da obesidade, porém as que apresentam maior destaque são as seguintes:

– Bifidobacterium breve

– Bifidobacterium longum

– Streptococcus salivarus subs. Thermophilus

– Lactobacillus acidophilus

– Lactobacillus casei

– Lactobacillus delbrueckii

– Lactobacillus gasseri

– Lactobacillus rhamnosus

Além disso, algumas pesquisas sugerem que os probióticos podem também ajudar a proteger contra o ganho de peso. Um pequeno estudo de 2015 que incluiu 20 homens sem obesidade descobriu que os homens que tomaram suplemento com o probiótico multi-cepas (Streptococcus thermophilus + Lactobacillus acidophilus + Lactobacillus delbrueckii ssp. bulgaricus + Lactobacillus paracasei + Lactobacillus plantarum + Bifidobacterium longum + Bifidobacterium infantis + Bifidobacterium breve ganharam menos peso (1,42 contra 2,30 Kg) e gordura corporal (0,63 contra 1,29kg) ao seguir uma dieta hipercalórica rica em gordura por 4 semanas em comparação com homens que tomaram placebo.

Como os probióticos influenciam no peso?

Os pesquisadores acham que os probióticos podem promover a perda de peso por:

– aumentar a quantidade de bactérias produtoras de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que aumentam a oxidação de ácidos graxos e diminuem o armazenamento de gordura

– diminuindo a inflamação, reduzindo a abundância de produtores de lipopolissacarídeo (LPS)

– influenciando o apetite e o metabolismo

– reduzindo o acúmulo de gordura

– regulando genes pró-inflamatórios

– melhorando a sensibilidade à insulina

No entanto, é importante ter em mente que as pesquisas investigam os efeitos potenciais dos probióticos na perda de peso estão em andamento. Embora os cientistas tenham elucidado várias maneiras pelas quais os probióticos influenciam o peso, eles ainda não conhecem os mecanismos exatos.

Quais os riscos de tomar probióticos?

Mesmo sendo classificado com nutracêutico deve-se ter cautela quanto ao uso. Alguns cientistas levantaram preocupações sobre o uso generalizado de suplementos probióticos e alertam que sabem pouco sobre a segurança a longo prazo dos suplementos probióticos.

Estudos sugerem que, como os suplementos de probióticos geralmente contêm grandes quantidades de probióticos da mesma espécie, tomar suplementos pode levar à transferência de genes resistentes para patógenos infecciosos, podendo levar à resistência aos antibióticos e outras consequências adversas à saúde.

O uso de probióticos também pode causar crescimento excessivo de bactérias no intestino, aumento do risco de infecções oportunistas e pode causar infecções potencialmente fatais em pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Por esse motivo, as pessoas, especialmente aquelas imunocomprometidas, não devem tomar probióticos, a menos que instruídas por um profissional de saúde devidamente qualificado.

.

.

Bibliografia consultada:

– Wicinski M, et al. Probiotics for the treatment of overweight and obesity in humans – a review of clinical trials. Microorganisms, 2020.

– Wang ZB, et al. The Potential Role of Probiotics in Controlling Overweight/Obesity and Associated Metabolic Parameters in Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. Hindawi – Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2019.

– Koutnikova H, et al. Impact of bacterial probiotics on obesity, diabetes and non-alcoholic fatty liver disease related variables: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. BMJ Open, 2019

– Osterberg KL, et al. Probiotic supplementation attenuates increases in body mass and fat mass during high‐fat diet in healthy young adults. Obesity, 2015

– Kothari D, Patel S, Kim SK. Probiotic supplements might not be universally-effective and safe: A review. Biomed Pharmacother, 2019

– Disponível em Medical News Today. Traduzido e adaptado por Magistral Guide

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn