Você já se deparou com prescrição solicitando tintura mãe e você só tinha estoque de tintura vegetal? Saiba que não são a mesma coisa e a concentração de vegetal muda entre uma forma e outra de tintura. Confira a diferença!
Tintura vegetal: ou apenas tintura, a planta fica imersa em uma solução hidroalcoólica (em média 60°GL) por um tempo pré determinado. Geralmente a proporção de planta/álcool é 20/100 e por isso que encontramos no laudo a informação que a tintura está a 20%. Porém isso não é regra! Essa extração pode variar conforme a planta e a metodologia farmacopeica. O principal uso das tinturas é por via oral.
Tintura mãe (TM): a extração é semelhante a tintura vegetal, mas no caso da tintura mãe, geralmente a solução extratora está mais concentrada (em média 70°GL) e a proporção planta/álcool é de 10/100 (ou seja, 10%). Seu uso se aplica principalmente para servir de ponto de partida nas preparações homeopáticas justamente devido a sua proporção de 1 parte de vegetal para 9 de álcool.